A operação Cidade Limpa realizada neste sábado e domingo no município de Viamão recolheu 1.526 toneladas de lixo. Caminhões fizeram 212 viagens até o aterro da cidade, o que representou 15 dias de coleta regular.
Carcaças de carro, móveis de residências, como sofás, camas, armários e vários eletrodomésticos foram retirados de terrenos baldios, arroios e sangas, além grande quantidade de animais mortos. O mutirão da limpeza reuniu o prefeito da cidade, Valdir Bonatto, além de secretários, diretores e servidores, contando com apoio do comércio e da população, que ajudou no processo de organização da ação.
Através de emails e redes sociais a comunidade informou os locais de acúmulo de lixo. Também colaboraram com informações a empresa de transporte coletivo do município e os Correios.
Com os dados que foram coletados a cidade foi dividida em doze regiões, onde estava o maior acúmulo de lixo, como o Beco dos Soares, Estrada Caminho do Meio, Vila Universal e Vila Augusta. O material recolhido foi depositado no aterro da cidade e será agora reaproveitado pela cooperativa que atua no lixão.
Conforme o prefeito Valdir Bonatto, agora o destino final do lixo será regular e reciclado.
- Temos que pensar no meio ambiente e no progresso da cidade - comentou o prefeito Bonatto.
Paralelo aos trabalhos de reciclagem projetos de educação ambiental serão discutidos e colocados em ação pelas secretarias em conjunto com a sociedade. Para evitar que as ruas da cidade, terrenos baldios e sangas voltem a ser deposito de lixos, está sendo elaborado um projeto, que inclui sistema de câmeras de monitoramento, para identificar de onde vem o material descartado na cidade.
Ação conjunta
Operação Cidade Limpa recolheu 1.526 toneladas de lixo em Viamão
Mutirão formado por autoridades e pela comunidade fez limpeza durante o final de semana
GZH faz parte do The Trust Project