Começou na noite desta sexta-feira o carregamento das quatro peças gigantes que serão levadas à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Os itens ficaram armazenados no Porto de Rio Grande, no sul do Estado.
O início da viagem será por hidrovia na manhã deste sábado. As peças serão levadas em duas balsas até o porto de Triunfo, com previsão de chegada no domingo. Depois, o percurso até Canoas será por meio rodoviário, em um trecho de 67 quilômetros.
As quatro peças possuem 160 toneladas no total, o equivalente ao peso de 35 elefantes em idade adulta. Serão transportados dois tanques de tamanhos próximos a um prédio de quase três andares, com 14 metros de comprimento, 8,4 metros de largura, 8,2 metros de altura.
Há também um tanque de 13 metros de comprimento, 6,8 metros de largura, 6,8 metros de altura e um vaso de 13,5 metros de comprimento, 6,5 metros de largura, 7,6 metros de altura. O material foi importado da Itália e serve para a expansão da refinaria.
P ara definir outros detalhes do transporte, deverá ocorrer um novo acerto entre a Darcy Pacheco, empresa responsável pela operação, com entidades ligadas a trânsito, abastecimento de energia elétrica e telefonia. O cronograma da viagem rodoviária só deve ser divulgado na segunda-feira.
Operação no Sul
Começa carregamento de peças gigantes no Porto de Rio Grande
Estruturas serão levadas em duas balsas até o porto de Triunfo a partir da manhã deste sábado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: