Na primeira partida do returno do Brasileirão, o Inter de Fernandão fracassou mais uma vez. Perdeu por 1 a 0 para um Coritiba esfacelado pelos desfalques no Paraná e estacionou nos 31 pontos na tabela de classificação. O time gaúcho obteve apenas um ponto nos últimos 12 disputados.
Não havia como ser diferente: o ataque que conta com os selecionáveis Diego Forlán e Leandro Damião marcou só um gol nos últimos quatro jogos. A crise está instalada e pode se intensificar no domingo, quando o Flamengo de Dorival Júnior (ironia do calendário) estará no Beira-Rio, às 16h. Fernandão começa a correr perigo.
LEIA MAIS: Zagueiro Juan sente lesão muscular
FOTOS: Confira mais imagens da partida
Ainda bem que, no próximo domingo, o técnico terá D'Alessandro. Esta é a única boa notícia para os colorados após a derrota no Couto Pereira. Sem ligação entre o meio e o ataque, além de contar com a pior atuação de Diego Forlán, o Inter naufragou. O primeiro tempo foi fraco para as duas equipes. Um meio campo pesado, com pouca movimentação e sem criatividade prejudicava a chegada da bola para o ataque colorado.
O time de Fernandão jogava com certa liberdade até a intermediária do Coritiba, mas a insistência do Inter em não usar as laterais facilitava que os improvisados Willian e Chico vencessem a maioria das jogadas. Na articulação, Fred não conseguia dar velocidade ao time do Inter. Elton e Guiñazu - liberados por Fernandão para irem à frente -, erravam passes bobos, de poucos metros. Assim, impediam que o Inter envolvesse a defesa do Coritiba.
Com o meio de campo fechado, Diego Forlán deixava a área para ser alternativa. Porém, o uruguaio está longe de ser o jogador que levou o Uruguai à semifinal da Copa de 2010. Além de perder as principais disputas para Pereira e Escudero, deixou de abrir o placar na principal chance do primeiro tempo. Aos 21, Fred posicionou-se pela esquerda, venceu o marcador e foi à linha de fundo. A bola cruzou a área, rasteira. A defesa do Coritiba apenas observou a bola cair no pé esquerdo de Forlán, com o goleiro Vanderlei já batido no lance. O melhor jogador da última Copa bateu de primeira, por cima.
- Está um jogo difícil, o time está errando muitos passes. Estamos dando o contra-ataque para eles. Temos de jogar pelas laterais, porque pelo meio está difícil - resumiu Nei na saída para o intervalo.
O lateral-direito estava certo. Porém os jogadores não conversaram com o camisa 4 no vestiário colorado. A bola com os vermelhos seguia pelo meio, em trocas de passes sem objetivo, lançamentos para ninguém - ou fáceis para a defesa do Coxa. Fernandão resolveu apostar no garoto Mike na vaga de Forlán, aos 15 minutos. Mas o pesadelo do time de Fernandão ocorreu quatro minutos antes.
O Coritiba abriu o placar em um arremate que contou com a sorte. Lincoln recebeu pela esquerda, invadiu a área e chutou firme. Muriel fez grande defesa, mas Bolívar, ao afastar, chutou a bola no corpo de Rafinha. E ela morreu, lenta, no fundo da rede. Não bastasse a quarta partida consecutiva sem vitória, Fernandão ainda veria Kleber sentir a lesão muscular aos 22 minutos.
Se o Inter já estava com problemas com um esquema definido, com Nei invertido para a lateral-esquerda e Marcos Aurélio pelo meio, tudo ficou ainda pior. Fred acabou recuado. E foi em uma bola parada a melhor chance do Inter para empatar a partida. Marcos Aurélio, aos 25, cobrou uma falta pela esquerda e o goleiro Vanderlei fez ótima defesa.
Juan, que teve lesão muscular aos 4 minutos do primeiro tempo, e Elton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, são os desfalques do domingo. D´Alessandro é a esperança. Da torcida e de Fernandão.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO - 20ª RODADA - 29 de agosto de 2012
CORITIBA (1)
Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Eltinho; Willian, Chico (Júnior Urso, 24min do 2ºT), Lincoln (Gil, aos 21min do 2ºT), Rafinha e Robinho; Alex Santos (Marcel, intervalo). Técnico: Marcelo Oliveira
INTER (0)
Muriel; Nei, Bolívar, Juan (Índio, aos 6min do 1ºT) e Kleber (Marcos Aurélio, aos 22min do 2ºT); Ygor, Elton, Guiñazu e Fred; Diego Forlán (Mike, 15min do 2ºT) e Leandro Damião. Técnico: Fernandão
Gol: Rafinha (Coritiba, 11'/1ºT)
Cartões amarelos: Escudero, Lincoln, Chico (Coritiba), Elton, Diego Forlán, Leandro Damião (Inter).
Cartões vermelhos: -
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez, auxiliado por Marco Pessanha e Eduardo Couto.
Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba