Uma frase proferida na noite de terça-feira por um chefe de seção técnica da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), durante reunião na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, será motivo de reunião do órgão na segunda-feira. O arquiteto Vitor Hugo Pochmann falava na Comissão Especial da Câmara que analisa e revisa o Código de Posturas da Capital quando disparou:
- Prédios mais antigos do Centro Histórico têm marquises que são bombas atômicas prestes a cair.
A declaração foi publicada nesta terça-feira no site da Câmara. Questionada sobre o assunto, a Smov informou que o caso será tratado na reunião. Até lá, ninguém no órgão se manifestará sobre o assunto, ressaltou a assessoria de imprensa da secretaria. Também deverão ser requeridos os registros taquigráficos do encontro para certificar se Pochmann disse mesmo o que foi publicado no site.
Em abril, foi regulamentada pela prefeitura a exigência de laudo de inspeção para edificações. Por isso, a Smov estranha o comentário de seu funcionário. No encontro na Câmara, Pochmann também "lamentou a falta da obrigatoriedade e apresentação de laudos com mais qualidade e maior frequência", conforme o texto publicado.