Ao completar 90 anos de existência, o Edifício Ely será reinaugurado hoje, em Porto Alegre, integrando-se à onda de revitalizações no Centro Histórico. Foram seis meses de obras, cuja maior dificuldade foi o movimento nas ruas centrais da Capital, fato que obrigou a realização do trabalho à noite.
Localizado na Rua da Conceição, o Edifício Ely foi adquirido pela rede de lojas de materiais de construção Tumelero em 1982. Desde então, passou por pelo menos oito revitalizações. A última, que terá seu resultado apresentado hoje, às 8h30min, em um café da manhã, é considerada a mais importante por coincidir com os 90 anos do prédio.
- Esse processo de manutenção é constante. Dessa vez, o telhado foi totalmente reformado, houve restauração das estátuas da fachada e pintura - informa o diretor de Operações do Tumelero, Sergio Bandeira de Mello.
Além de ser um marco referencial na região e chamar a atenção por sua beleza e tamanho - 8 mil metros quadrados em quatro andares -, o Edifício Ely é um exemplar notável da arquitetura da Capital. Hoje, é inventariado pelo município.
Foi construído em 1922 por um dos arquitetos mais importantes da história do Estado, o alemão Theodor Wiederspahn. Ele projetou os prédios da Delegacia Fiscal (atual Margs), Correios e Telégrafos ( Memorial do RS), Banco da Província (Santander Cultural), Hotel Majestic (Casa de Cultura Mario Quintana), Edifício Chaves, Cine Guarany, Cervejaria Bopp (ex-Brahma, hoje Shopping Total), Faculdade de Medicina da UFRGS e Hospital Moinhos de Vento. São mais de 500 projetos, inclusive em cidades do Interior.
- É um dos edifícios mais lindos da cidade, do ponto de vista dos ornamentos - afirma o coordenador da Memória da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Custódio.
- Ele é superimportante no Centro, assim como a Livraria do Globo - faz coro a diretora da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural do município (Epahc), Débora Magalhães da Costa.
Segundo especialistas, a revitalização eleva o orgulho da comunidade da região e incentiva a ocupação da área tanto por moradores quanto por comerciantes.
Quem foi Nicolau Ely
- O comerciante Nicolau Ely chegou ao Brasil em 1829
- Instalado com a família em São Sebastião do Caí, mudou-se para Porto Alegre, onde abriu uma loja de tecidos na Rua Voluntários da Pátria
- O negócio prosperou e Ely fez fortuna
- Com o dinheiro, mandou construir o Edifício Ely
- Casado com Augusta Bimfeld Ely, o comerciante teve 16 filhos. Ele morreu em 1926 e sua esposa, em 1929
Quem foi Theodor Wiederspahn
- Um dos principais arquitetos da história do Estado, Theodor Wiederspahn nasceu na Alemanha em 1878
- Veio para o Brasil em uma leva de engenheiros e arquitetos alemães que, com a proclamação da República aqui e a crise econômica na Europa, buscavam trabalho no país
- Radicado em Porto Alegre, participou da onda de construções da década de 1920 na cidade
- Trabalhava com o estilo eclético, reunindo traços renascentistas, neobarrocos e neoclássicos, ao lado de uma concepção decorativa luxuosa
Outras revitalizações no Centro
- Chalé da Praça XV
- Igreja Nossa Senhora da Conceição
- Biblioteca Pública
- Cine Capitólio
- Paço Municipal
- Praças da Alfândega e Otávio Rocha
Obras por vir
- Viaduto Otávio Rocha
- Cais Mauá
- Orla do Guaíba