No próximo sábado, dia 12, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será palco não apenas de aulas e outras atividades acadêmicas. A instituição preparou um grande evento gratuito para recepcionar todos os interessados em conhecer suas instalações: é a 10ª edição do projeto Portas Abertas, que terá programação durante todo o dia nos quatro campi de Porto Alegre e na unidade de Imbé.
- Queremos possibilitar o acesso a todos os interessados em cursar a UFRGS e, quem sabe, auxiliá-los na escolha do seu curso universitário - afirma o professor Jorge Luiz Day Barreto, coordenador da iniciativa.
Quer tirar dúvidas sobre os cursos de Medicina, História ou Engenharia Química? Será possível participar de visitas guiadas pelas unidades acadêmicas, onde ocorrerão palestras sobre os cursos, simulações, oficinas, peças de teatro, orientação sobre profissões e demonstrações de experimentos e pesquisas.
O Caderno Vestibular selecionou 10 destaques da programação.
História da Terra
Quem se interessa por uma retrospectiva histórica não pode perder os passeios guiados ao Museu de Paleontologia. Os visitantes vão conhecer a exposição Fósseis, Testemunhos da História da Vida na Terra, que apresenta uma linha de tempo com uma série de painéis representando os períodos geológicos, acompanhados de fósseis ilustrativos. O museu conta com um dos acervos mais completos da América Latina, com mais de 30 mil peças, algumas expostas e outras usadas em aulas.
Programe-se: Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9.500, prédio 43113), das 9h ao meio-dia
Robôs e computadores
O dia será de demonstrações no Instituto de Informática, um atrativo para quem é apaixonado por computação. Uma delas será sobre a evolução dos computadores, uma oportunidade de conferir como eram as máquinas antigas. Haverá atividades com simulador de realidade virtual, cursor mágico, tablets e smartphones, entre outras tecnologias.
Programe-se: Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9.500, prédio 43412), das 9h30min às 13h20min
Genética em museu
Tema sempre atual e com inúmeros desdobramentos, a genética tem um espaço especial na UFRGS: o Museu da Genética. No Portas Abertas, os visitantes poderão conhecer o local, que tem como um dos destaques o documentário Efeito Fundador, com relatos, imagens históricas e notícias ligadas às descobertas da genética. Estão reunidos também documentos, objetos e equipamentos, contando a história do programa de pós-graduação da área e do Departamento de Genética da universidade.
Programe-se: Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9.500, prédio 43312), das 9h às 17h
Animais domésticos
O curso de Zootecnia foi oferecido pela primeira vez este ano. São cinco anos dedicados à produção de animais, envolvendo alimentação, melhoramento genético, reprodução. No sábado, será possível visitar os laboratórios de Ensino Zootécnico, Biotecnologia, Propagação de Plantas, Fitossanidade e Análise de Solos e Tecidos.
Programe-se: Faculdade de Agronomia (Avenida Bento Gonçalves, 7.712, prédio 41301), das 9h às 17h30min
O futuro da água
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas abriga um dos mais novos cursos da UFRGS: Engenharia Hídrica. Oferecida pela primeira vez no vestibular 2012, a graduação dura cinco anos e abrange temas como o futuro da água, saneamento ambiental, fontes de energia. Os visitantes terão a chance de conhecer o Pavilhão Marítimo, onde funcionam laboratórios.
Programe-se: Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9.500, prédio 44301), das 9h às 15h
Prédios históricos
A UFRGS tem uma série de prédios que integram o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul e são alvo de um projeto de preservação. Haverá duas visitas guiadas a algumas dessas construções. Alunos do curso de Arte Dramática, Paulo Roberto Farias e Anna Júlia Amaral conduzirão os interessados, partindo da Reitoria, passando pelo ex-Instituto de Química e finalizando o passeio no antigo prédio da Medicina.
Programe-se: Campus Centro (Avenida Paulo Gama, 110), das 14h às 15h e das 16h às 17h.
Novas línguas
Duas línguas do Extremo Oriente estão na programação: o japonês e o mandarim. O Instituto de Letras planejou uma aula de mandarim, um minicurso de japonês, com introdução à conversação e escrita, e uma oficina de shuji (a caligrafia japonesa). Além disso, para quem gosta de línguas clássicas, haverá a apresentação de uma peça de teatro em latim.
Programe-se: Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9.500, prédio 43221), das 9h às 16h30min
Olhos no céu
A astronomia é um destaque da programação. No Laboratório de Astrofísica, será possível conhecer o local onde os astrônomos analisam dados coletados em telescópios espaciais. Estará disponível um telescópio igual ao utilizado em aula. No Observatório Astronômico, haverá visitas e observação.
Programe-se: Campus do Vale (Avenida Bento Gonçalves, 9.500, prédio 43176), das 9h às 17h, e Observatório Astronômico (Praça Argentina, prédio 11104), das 9h às 21h
Para mexer o corpo
Os cursos de Educação Física, Dança e Fisioterapia prepararam atividades para estimular a interação com os visitantes. Além de visitas guiadas e palestras, haverá massagens, exercícios com bolas suíças e ensaios de dança. Será possível também observar alunos na piscina olímpica e de hidroginástica, conferir apresentação de teatro, paródias e esquetes, conhecer o acervo da biblioteca e ver o treinamento de atletas de ginástica olímpica.
Programe-se: Campus Olímpico (Rua Felizardo, 750), das 9h às 17h
Futuros médicos
Curso mais concorrido nos vestibulares da UFRGS, a Medicina também terá uma série de palestras. Pela manhã, serão abordados o currículo médico, a pesquisa em medicina e o Hospital de Clínicas. À tarde, os assuntos são a extensão e a pós-graduação em medicina, além do Centro Acadêmico Sarmento Leite, a representação dos estudantes na universidade. Ou seja, será possível ter uma boa visão da faculdade.
Programe-se: Hospital de Clínicas (Rua Ramiro Barcelos, 2.350), Anfiteatro Carlos Albuquerque, das 9h às 16h30min
O mapa da mina
O projeto Portas Abertas teve, no ano passado, cerca de 10 mil visitantes, e os organizadores esperam ainda mais público nesta edição, especialmente estudantes que estão em fase de preparação para ingressar no Ensino Superior. Centenas de professores, funcionários e universitários estão mobilizados para mostrar como funcionam faculdades, grupos de ensino e pesquisa, bibliotecas, espaços de convivência, cultura e lazer, salas de aula e laboratórios da UFRGS.
Não perca
- O que: projeto Portas Abertas da UFRGS
- Quando: sábado, dia 12, durante todo o dia
- Onde: nos campi e nas unidades da UFRGS em Porto Alegre e em Imbé, no Litoral Norte
- Quanto: gratuito
- Informações: portasabertas@ufrgs.br ou (51) 3308-3535
- Programação completa no site da UFRGS, onde as escolas podem agendar visitas até quinta.
Museu da Genética / Foto: Emílio Pedroso
Prédio da Faculdade de Engenharia da UFRGS / Foto: Fernando Gomes
Professor Rogério Riffes com telescópio no departamento de Astronomia
Foto: Emílio Pedroso
Prédio da Faculdade de Medicina da UFRGS / Foto: Fernando Gomes