Com a proximidade do inverno e a chegada das primeiras ondas de frio aumenta a ocorrência de infecções respiratórias. Quando tosse e espirros se tornam mais frequentes, é comum as pessoas dizerem que estão gripadas. Mas será mesmo gripe?
O médico Alexandre Giandoni Wolkoff, coordenador do pronto socorro-adulto do Hospital San Paolo, explica que quando a pessoa fica gripada, a febre alcança altas temperaturas e pode durar dois ou três dias. Acompanhada de intensa dor no corpo, pode levar à pneumonia ou um quadro bacteriano mais grave.
Já o resfriado é decorrente de um ciclo viral com duração de três a cinco dias. Em muitos casos há vermelhidão nos olhos e coriza, seguida de febre não muito elevada.
- Para saber se é um resfriado simples ou gripe, o profissional deve avaliar o histórico clínico do paciente e examiná-lo. Só assim pode conduzir o tratamento adequado - destaca Wolkoff.
Resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal, diz o médico. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina. A vacinação pode ser aplicada a partir dos seis meses de vida, pouco tempo antes do inverno.
Na manhã desta terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou a campanha nacional de vacinação contra a gripe, de 5 a 25 de maio. Crianças, idosos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde têm prioridade para receber a vacina na rede pública de saúde.
Problemas respiratórios
Entenda a diferença entre gripe e resfriado
Governo promove campanha de vacinação contra a gripe em maio
GZH faz parte do The Trust Project