Proprietários de 1,527 mil veículos com placas de Coxilha, no norte do Estado, não precisarão mais pagar o pedágio na rodovia que liga a cidade a Passo Fundo (ERS-135). Foi assinado ontem pelo governo do Estado um decreto garantindo a isenção para os moradores do município.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), a partir de 23 de abril os veículos serão cadastrados no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Eles receberão um chip, que identificará a passagem livre pela praça. Os proprietários deverão apresentar documentos comprovando residência na cidade e precisarão assinar um termo garantindo morar no local. O objetivo é evitar fraudes. O pedágio fica localizado a cerca de 1km do perímetro urbano de Coxilha tem apenas um sentido. A tarifa é de R$ 3,60.
Segundo o prefeito Clemir José Rigo (PDT), a decisão é uma vitória de uma batalha que durava quase 20 anos. Para ele, a decisão é justa e favorece os cerca de 3 mil moradores, que mal podiam se locomover sem ter cobrança da tarifa.
- Nosso pedágio era o único público a não ter isenção para os moradores. Fomos os últimos a ter essa conquista. Agora, temos que aproveitar essa decisão também para discutir uma revisão sobre o pedágio privado - disse.
Passagem livre
Moradores de Coxilha não pagarão mais pedágio a partir do final de abril
Decreto foi assinado pelo governo do Estado. Proprietários de veículos poderão fazer cadastro a partir do dia 23
GZH faz parte do The Trust Project