Quem transitar pela escadaria da Rua 24 de Maio pode pensar que está na região da Lapa, no Rio de Janeiro. A artista Clarissa Motta Nunes, com inspiração na famosa escadaria carioca, deu novos ares à via gaúcha, aplicando diferentes modelos de azulejos nos degraus. Ao todo, foram utilizadas 3.300 peças que apresentam diferentes desenhos, frases de moradores sobre a vida no local, além de poesias de escritores famosos.
As mensagens sobre a Rua 24 de Maio foram resultado da primeira etapa da intervenção artística. Clarissa fez visitas à escadaria, observou o seu cotidiano e anotou o que os moradores contavam. Surpreendentemente, surgiram histórias engraçadas, mas também os mais diversos problemas:
- Eles contaram um pouco do que já tinham vivido aqui. Quem já morou aqui desde pequeno, eu captei o que tinha de bem especial e simples, abordando um pouco de vizinhança, relacionamento com o estranho, um pouco da infância - explica Clarissa.
A partir das entrevistas, a pintora selecionou as frases mais impactantes e para os diferentes públicos que passam pelo local. Agora, quem sobe ou desce os degraus da rua, faz uma breve pausa para refletir. Os moradores que, de acordo com Clarissa, achavam a rua cinzenta e abandonada, estão comemorando a revitalização. Vice presidente da Associação dos Amigos da 24 de Maio e Adjacências, Pércio de Moraes Branco é um deles:
- Gostei muito do trabalho na escadaria e da intercalação de frases entre os azulejos coloridos, mais ainda ao saber que há ali frases dos próprios moradores. - revela Pércio, que aproveitou para fotografar o momento de transformação da sua rua.
A intervenção de Clarissa faz parte do circuito de arte urbana Artemosfera, uma realização do Grupo RBS, com patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e Tim e apoio de Tintas Renner e prefeitura de Porto Alegre.
Poesia na escada
Escadaria no Centro é revitalizada com a aplicação de azulejos
Obra de Clarissa Motta Nunes teve a participação dos moradores
GZH faz parte do The Trust Project