- Acham que sou um idiota, se aproveitam de minha bondade, me julgam antecipadamente. São falsas, desleais. Descobrirão quem eu sou da maneira mais radical numa ação que farei pelos meus semelhantes, que são humilhados, agredidos, desrespeitados em vários locais, principalmente em escolas e colégios, pelo fato de serem diferentes, de não fazerem parte do grupo dos infiéis, dos desleais, dos falsos, dos corruptos, dos maus. São humilhados por serem bons - disse o jovem no vídeo.
A Polícia informou que até agora esse foi o único vídeo recuperado no computador, mas não descartou a possibilidade de obter novas imagens. Também irá investigar a origem de recentes imagens divulgadas sobre o atirador.
Nesta terça-feira, dois vídeos veiculados no Jornal Nacional, da Globo, mostraram o atirador Wellington Menezes de Oliveira falando sobre as razões para atacar os estudantes.
- A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram, e eu morrerei, não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem - afirmou.
Na segunda parte, o assassino dá detalhes do longo planejamento da ação, diz que já havia visitado a escola antes do massacre e que tirou a barba de forma premeditada.
- Os irmãos observaram que eu raspei a barba. Foi necessário, porque eu já estava planejando ir ao local para estudar, ver uma forma de infiltração. Eu já tinha ido antes, há muitos meses. Eu fui. Eu ainda não usava barba. Eu fui para dar uma analisada - relatou.
A assessoria da Polícia Civil informou, na tarde desta terça-feira, que o laudo no corpo do atirador Wellington Menezes de Oliveira, feito por peritos do Instituto Médico Legal (IML), comprova que a causa da morte foi suicídio.
Assista às imagens da escola durante o ataque:
Um vídeo com 58 segundos de duração, encontrado no computador de Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, foi divulgado nesta quarta-feira pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. As imagens mostram o jovem, que matou 12 crianças em uma escola municipal em Realengo, reclamando de desrespeito. No vídeo ele também disse que tomaria atitude radical.
Confira a localização da escola:
Visualizar Homem invade escola no Rio de Janeiro e atira contra estudantes em um mapa maior