Morreu na tarde desta segunda-feira um dos principais músicos gaúchos: o pianista Geraldo Flach, aos 65 anos, em consequência de um câncer no mediastino, na região do tórax. O músico estava internado no Hospital Mãe de Deus desde o final de novembro, devido a problemas respiratórios decorrentes da doença, que ele vinha enfrentando desde o ano passado.
Flach passou por tratamentos de quimioterapia e radioterapia ao longo de 2010. O que não o impediu de seguir em plena atividade. Em junho passado, por exemplo, participou em Pelotas do primeiro festival de jazz da cidade, evento que teve o instrumentista como padrinho. Em outubro, lançou o CD Vivências, em parceria com o cantor Victor Hugo, a partir de composições de Mario Barbará e Sergio Napp e, no mês seguinte foi convidado especial de um show de Ivan Lins em Porto Alegre.
Lins foi um dos principais parceiros na longa trajetória de Flach, que alcançou projeção ainda na década de 60 como pianista, compositor e arranjador. Entre colaborações com artistas como Elis Regina, Nana Caymmi e Djalma Corrêa, participou de festivais, lançou discos e compôs, entre outras, a trilha sonora do premiado filme Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado.
Morre aos 65 anos o músico gaúcho Geraldo Flach
Pianista sofria de câncer e estava internado no Hospital Mãe de Deus
GZH faz parte do The Trust Project