A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira um jovem de 18 anos apontado como integrante de quadrilha de extermínio que agia em Canoas. Ele estava em uma casa no bairro Guajuviras. No momento da prisão, o jovem portava duas armas, sendo uma delas de uso restrito. Ele estava foragido desde junho do ano passado, quando a polícia de Canoas deflagrou a Operação Cova Rasa.
Segundo o delegado Guilherme Pacífico, o suspeito era responsável por furtar veículos para a quadrilha. Os carros eram usados para transportar as vítimas que seriam executadas. Ao todo, cerca de cem pessoas foram mortas pelo grupo no município.
Atualmente, o jovem também é apontado como responsável por quatro assaltos ao Trensurb este ano. O suspeito colocava fotos dele com armas no site de relacionamentos Orkut. Em um dos álbuns, chegou a adicionar o nome "Cova Rasa", em referência à operação policial.
Em maio, a Polícia Civil também prendeu um dos criminosos mais procurados de Canoas, que seria o braço direito de traficantes que comandavam o grupo de extermínio. Desde junho do ano passado, 64 suspeitos foram presos por ligação com a quadrilha.
Entenda o caso
Em junho deste ano a Polícia Civil deflagrou a operação Cova Rasa para combater a onda de homicídios praticados por um grupo de extermínio nos bairros Mathias Velho e Harmonia. A invetigação indetificou que dois mandantes eram apenados no regime fechado. Um deles atuava de dentro da Penitenciária Estadual do Jacuí e outro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
Eles utilizam telefones celulares para dar ordens aos executores, indicando os nomes das pessoas que devem ser mortas. A maioria das vítimas eram rivais ou aliados considerados traidores.
Chamou atenção da polícia na época que algumas execuções foram gravadas. Nos vídeos, constam as ordens dos presidiários até o momento das execuções.
Assista ao vídeo com imagens da operação:
Jovem que integrava grupo de extermínio liderado por detentos é preso em Canoas
Segundo a polícia, jovem exibia fotos dele portando armas em sua página no Orkut
Cid Martins
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: