Eliane Medeiros é ela mesma um exemplo de inclusão e diversidade na Be8. Há quatro meses na empresa, ela é a única mulher a ocupar atualmente um cargo na diretoria comandando a área de Pessoas e Sustentabilidade. Eliane vai liderar uma importante meta da Agenda Estratégica ESG da Be8: alcançar 40% de representantes de grupos sub-representados (mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+1) em cargos de liderança.
A meta está conectada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, focado em igualdade de gênero e parte de uma agenda global adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030. A Be8 também aderiu no final do ano passado ao Pacto Global, iniciativa da ONU de engajamento de empresas para atingir as metas dos ODS. Esta é uma das iniciativas mais relevantes do mundo para engajamento de empresas em processos de desenvolvimento sustentável, com mais de 25 mil participantes de 167 países.
Profissional na área de Recursos Humanos há mais de 25 anos, com experiência em segmentos de negócios em diferentes países, Eliane Medeiros teve contato com várias culturas e reconhece a importância de criar um ambiente de diversidade nas empresas. “Quando falamos de diversidade, falamos em todas as suas formas, incluindo a diversidade cultural e de ideias”, disse Eliane Medeiros, durante sua entrevista:
Como Diretora de Pessoas e Sustentabilidade, como encara o cenário de equidade e diversidade nas empresas?
Importante reconhecer o conceito de equidade. Hoje em dia ainda se fala muito sobre a competitividade de gênero no mercado de trabalho, mas, na minha opinião, não devemos destacar um gênero acima do outro, mas proporcionar práticas que garantam que ambos trabalhem lado a lado, com tratamento justo e com as mesmas oportunidades. Definitivamente não somos iguais, mas devemos buscar o equilíbrio entre as energias feminina e masculina, aumentando as chances de visibilidade da mulher e de todos os grupos considerados minoritários no local de trabalho.
Quando falamos de diversidade, falamos em todas as suas formas, incluindo a diversidade cultural e de ideias. Elas trazem para a organização olhares diferentes, o que é essencial para a realização das pessoas, para o bem-estar da sociedade e para a concretização dos objetivos organizacionais. Sem esses compromissos, não há sucesso.
Como a empresa pode levar esses compromissos para além de seus limites?
Temos vários programas importantes nesse sentido. Em 2023, avançamos no fomento à diversidade e inclusão na nossa cadeia de fornecedores com o lançamento de um programa de empreendedorismo feminino. Por meio dessa iniciativa, são realizadas compras inclusivas, com foco em fornecedores liderados por grupos sub-representados, especialmente o feminino. O programa é conduzido de forma voluntária por colaboradoras da Be8, com o apoio do SEBRAE, da Aliança Empresarial, da Semente Negócios e da Universidade de Passo Fundo.
Desde 2015, a Be8 promove o Programa Sementinhas do Futuro, que já reuniu mais de 7,5 mil estudantes e usuários da APAE. Outra ação importante é o incentivo ao desenvolvimento de Jovens Aprendizes. Por meio de formação técnica, o programa estimula a inclusão profissional e de estudantes de 14 a 24 anos, em parceria com o SENAI, na unidade industrial do Rio Grande do Sul.
Ainda nessa área da educação, oferecemos oportunidades de desenvolvimento para colaboradores e integrantes da comunidade em todos os territórios onde temos nossas plantas industriais.
A Be8 definiu em sua Agenda Estratégica ESG até 2030 uma meta específica sobre inclusão e diversidade. Qual a importância disso?
O modelo de desenvolvimento ESG faz parte direta de nosso modelo de negócio e a meta de ter uma liderança mais inclusiva e diversa é um passo importante para a formação de uma cultura organizacional empática e criativa. Hoje nossa liderança já é composta por 33% de mulheres e nossa meta é atingir, até 2030, 40% desses cargos ocupados por grupos chamados sub-representados. Isso reflete nosso compromisso com um modelo ético, íntegro e transparente de governança corporativa, promovendo um futuro sustentável e alinhado aos valores de integridade, inovação e de geração de valor da Be8.