As fortes chuvas que incidiram no Rio Grande do Sul no mês de maio causaram uma catástrofe sem precedentes. De acordo com cientistas do ClimaMeter – iniciativa desenvolvida pela equipe do laboratório de Ciências do Clima e do Ambiente da Universidade Paris-Saclay, na França –, houve um aumento de até 15% na precipitação de chuva nas cidades como Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul, isso em comparação com o ano passado.
Alagamentos, bloqueios de estradas, entre outras situações, afetaram as vidas de milhares de gaúchos. Para que aconteça a reconstrução do Estado, um dos caminhos possíveis é a mobilização de empresas que, por meio de iniciativas sustentáveis, podem ajudar a mitigar esta crise.
É o caso da Braskem, que está presente no Polo Petroquímico de Triunfo, com oito unidades industriais, sendo uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul. A companhia tem grande importância para a economia gaúcha: em 2023, apenas, teve contribuição tributária superior a R$ 700 milhões.
Por ter as relações humanas em um dos seus pilares, a Braskem empreendeu esforços com seus clientes e equipes para ajudar as pessoas afetadas pela enchente por meio de diversas iniciativas. Ao longo de 2024, a companhia, seguirá fazendo doações para colaborar na reconstrução do Estado.
Iniciativas no Estado
A companhia doou R$ 5 milhões em matéria-prima para as indústrias de terceira geração, para produção de milhares de itens de primeira necessidade como embalagens, baldes sabonetes e sabão, que estão sendo entregues à Defesa Civil gaúcha, organizações como a Central Única das Favelas, e depois distribuídos para prefeituras, abrigos, comunidades e entidades assistenciais em todo o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil também recebeu centenas de pallets de plástico para embalar doações e contribuir na logística de distribuição das mesmas, em uma das muitas representações do uso do plástico em apoio às pessoas.
Já as comunidades do entorno das operações da Braskem receberam um olhar atento. Foram distribuídas cestas básicas, kits de higiene, limpeza e outros itens, com o apoio da Central Única das Favelas (CUFA).
A companhia também deu atenção às pessoas de sua equipe que foram impactadas pelas enchentes, por meio de contribuições com recursos financeiros, apoio psicológico, jurídico e de saúde.
Além disso, houve a doação de pallets de plástico para a Defesa Civil do Estado, Associação Comercial e Industrial de Montenegro e prefeitura de Montenegro, prefeitura de Rio Grande e Comunidade Vila Mangueira. O intuito foi atender emergencialmente a demanda por camas, posicionando-os entre o piso e o colchão nos alojamentos dos municípios.
Para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), foram entregues produtos de combate à emergência ambiental (mantas, cordões, barreiras e travesseiros absorventes para petróleo e derivados), além de capas de chuvas às equipes de voluntariado de Triunfo.
Visando a reconstrução do Estado, a Braskem trouxe da Europa as chamadas “road plates”, totalizando 3.528 metros quadrados de material. Trata-se de um produto inovador que é produzido a partir de plástico reciclado e, por ser flexível, pode ser aplicado em vias de passagem de pedestres e veículos, como solução para nivelar as vias e evitar derrapagens. O material será entregue para a Defesa Civil de Porto Alegre para auxiliar em locais de obras e operações de equipes na reconstrução de ruas e estradas em todo o Rio Grande do Sul.
Outra iniciativa que está em andamento é a destinação de pastas e estojos produzidos com material reciclado pelo Movimento Plástico Transforma, uma parceria entre a Braskem e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). Estes materiais serão doados à Secretaria de Educação de Triunfo.
Acompanhe as novidades da Braskem, siga as redes sociais via Instagram, Facebook, X, Linkedin e o site regional Braskem Rio Grande do Sul