Vestido de gala, decoração, valsa e muita alegria. O cenário é comum de uma festa de 15 anos para as meninas. Mas, em tempos de pandemia, este se tornou um sonho distante. Ainda assim, tem quem ache outros jeitos de comemorar a chegada da data simbólica. Em Eldorado do Sul, a estudante do 1º ano do Ensino Médio Maria Eduarda Dorneles colocou em prática um plano incomum para celebrar seus 15 anos.
– Queria muito fazer minha festa, mas com essa pandemia ficou impossível. Por isso, decidi fazer algo diferente – revela a jovem.
A ideia foi apresentada aos pais, a cozinheira Arlete da Silva Dorneles, 41 anos, e o agricultor Adelar Cibulski, 51 anos. Mas, enfim, qual era o plano? Maria Eduarda queria montar lembranças de aniversário, com doces e salgados, e entregá-las aos profissionais de saúde da cidade. Especialmente, aqueles que estão atuando na linha de frente ao combate do coronavírus na cidade da Região Metropolitana.
– Chegamos a iniciar a organização da festa, mas já no começo da pandemia falamos que, se a situação da doença não amenizasse, não teria como fazer. Em janeiro, então, ela teve essa ideia, ficamos surpresos. Passou a última semana toda organizando tudo, sozinha. Eu comprei um bolo e o pai dela ajudou a fazer os salgados – conta Arlete, emocionada com a atitude da filha.
Atenta ao que acontece não só no país, mas também em Eldorado do Sul, Maria Eduarda conta de onde surgiu a intenção de prestigiar os profissionais da área de saúde, figuras essenciais na luta que a humanidade trava atualmente contra o coronavírus.
– Eu acompanho todas as matérias da cidade e vi que a situação nos postos de saúde estava bem difícil, principalmente para os médicos, enfermeiros e outros funcionários. Então, decidi que minha festa seria diferente do que eu planejava e que ia me deixar muito mais feliz. Resolvi que meus convidados seriam os profissionais de saúde – recorda ela.
Com a ideia na cabeça, ela partiu para a organização. Montou as embalagens e produziu as guloseimas. A entrega aos trabalhadores foi nesta segunda-feira (22). Maria Eduarda conseguiu autorização para ir até o pronto-atendimento de Eldorado do Sul, que foi transformado numa espécie de hospital de campanha neste período mais agudo da pandemia. Lá, foram entregues 40 fatias de de bolo e 40 bandejinhas de salgados para todos que atuam no local. As embalagens vinham com os dizeres: "Lembrança, 15 anos, Maria Eduarda".
– Tivemos todo cuidado sanitário para produzir os salgados e montar os kits, assim como na hora de entregá-los. E, hoje estou me sentindo mais feliz do que antes. Sei que se precisarmos de ajuda, estes profissionais vão estar lá por nós – deseja a aniversariante.
Maria foi até o local, mas a entrega foi feita por meio da secretária municipal de Saúde, Juliana Carvalho. Juliana foi procurada pela família de Maria Eduarda para fazer o intermédio na ação, entregando as lembranças com segurança aos profissionais.
"Sentimento é de gratidão"
A assistente social de saúde Maria Aparecida Ledesma, 48 anos, atua diariamente na estrutura de campanha da cidade. Cabe a ela a parte do auxílio aos pacientes e seus familiares, como a organização das visitas virtuais, já que não é possível as famílias irem presencialmente ao local. Segundo ela, o cenário tem sido de dias difíceis com a nova onda de contaminação e óbitos por coronavírus. Por isso, ações como a de Maria Eduarda são um alento em uma rotina tão pesada que estes profissionais vêm enfrentando.
– Os jovens ainda são um público que acabou não se conscientizando tanto. Vemos muito em festas, sem máscara, que acabam se expondo e mesmo assintomáticos, podem contaminar outras pessoas. Então, ver uma jovem como a Maria Eduarda, consciente do problema e agradecida pelos nossos esforços diários na linha de frente dá esperança. O sentimento é de gratidão pelo que ela fez, escolhendo abrir mão do aniversário para nos presentear – agradece Maria.