Micro e pequenos empresários atingidos pela tormenta econômica do coronavírus terão nova ajuda para melhorar a gestão, acessar ferramentas digitais e divulgar seus produtos. O Pacto Alegre, movimento que busca articulação e eficiência na realização de projetos na Capital, uniu iniciativas de apoio aos negócios locais e criou uma plataforma online com serviços gratuitos aos empreendedores durante a pandemia.
O Supera oferece cursos, oficinas, mentorias em gestão, plataforma para divulgação dos empreendedores, conteúdos como podcasts e programas online e rede de assessoria empresarial. Agrega conteúdos de entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), PUCRS, Unisinos, Sistema Fecomércio, entre outros. O acesso pode ser feito neste link.
As soluções estão organizadas em quatro grupos de ação: "quero fazer negócios", "quero me atualizar", "quero ajuda" e "ferramentas para o empreendedor". Na parte de negócios, o foco será em apoiar na divulgação de produtos e serviços. Em atualização, um time de especialistas e entidades oferece conteúdos nas áreas de finanças, planejamento, gestão de projetos, de pessoas, entre outros.
Para quem precisa de ajuda e não sabe bem por onde começar, um dos pilares terá programas de mentoria, consultorias e outros serviços para auxiliar no diagnóstico das necessidades do cliente, na gestão do fluxo de caixa, em opções de financiamentos, nas formas de digitalizar seus negócios e nas oportunidades que o mercado oferece.
Por fim, na área de ferramentas, o empreendedor encontrará, de forma organizada, as medidas de apoio governamental e de agentes financeiros, decretos, leis, programas de modelagem e outras orientações para reduzir o impacto negativo da pandemia.
— É um portal para que os empresários tenham acesso a apoios e soluções oferecidas pelo vários setores do nosso ecossistema. O objetivo é não só fazer com que sobrevivam a crise, mas que se qualifiquem e possam ser ainda melhores no pós pandemia — explica o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto.