![Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini/Divulgação Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini/Divulgação](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25722287.jpg?w=700)
A Campanha do Agasalho do governo do Rio Grande do Sul já arrecadou, em duas semanas, mais de 117 mil itens, entre roupas, cobertores e alimentos para doação. O número é cerca de 46% maior do que o do mesmo período do ano passado, quando foram arrecadados 80.460 itens.
Segundo os dados da Defesa Civil da última quarta-feira (24), já foram arrecadas cerca de 80 mil unidades de roupas para adultos e 20 mil peças infantis. Confira a lista do material doado até o momento:
- Roupa adulta: 80.535 unidades
- Roupa infantil: 20.089 unidades
- Calçados (adulto/pares): 4.341 unidades
- Calçados (Infantil/pares) 1.384 unidades
- Itens de cama, mesa e banho: 794 unidades
- Cobertores: 2.124 unidades
- Colchões: 113 unidades
- Alimentos não perecíveis: 6.109 kg
- Leite: 1.282 litros
- Água: 0 litros
- Higiene Pessoal: 335 unidades
- Itens de Limpeza: 274 unidades
Chama atenção o aumento de número de doações de roupas infantis. No ano passado, para as primeiras duas semanas, havia sido doadas 4.557 peças. Neste ano, no mesmo período, já foram doadas 20.089 peças, o que representa aumento de 341%.
Aliás, as roupas infantis são prioridades, juntamente dos cobertores, na campanha deste ano, que começou no dia 4 de junho e ainda não tem data de término. Durante o processo de arrecadação, os itens vão para a Central de Doações da Defesa Civil e também para as prefeituras no interior, onde é feita a coleta, a triagem e a distribuição. Por causa da pandemia, o material doado fica em quarentena por 72 horas antes de ser distribuído.
Quem estiver interessado em participar doando, pode encontrar pontos de coletas fixos nos seguintes endereços:
- Central de Doações da Defesa Civil do RS (avenida Borges de Medeiros, 1.501 – térreo, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre)
- Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros
- Coordenadorias regionais da Defesa Civil, em Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Frederico Westphalen, Lajeado e Caxias do Sul.
- Empreendimentos do Grupo Zaffari (supermercados Zaffari e Bourbon, Bourbon Shopping e Moinhos Shopping)
- Unidades do Sesc-RS
Em Porto Alegre, também há um ponto de drive-thru na Central de Doações da Defesa Civil. Nesse caso, não é preciso sair do carro para doar. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Também há drive-thrus itinerários por municípios do Estado. No próximo sábado (27), será a vez de Santa Maria. Começa às 9h e vai até as 15h, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 1.658, no Centro.
Por conta da pandemia, não há uma meta definida de doações para este ano. Em 2019, campanha alcançou mais de 1,4 milhão donativos.
Doações
O material arrecadado já começa a ser doado. Durante esta semana, a Defesa Civil entregou 1.740 peças de roupas infantis destinadas a instituições e hospitais que atendem crianças em tratamento de saúde. Roupas, cobertores e brinquedos foram doados por parceiros da Campanha do Agasalho 2020 do governo do Estado.