Diante das urgências trazidas pela pandemia de coronavírus, a Arquidiocese de Porto Alegre deu início, nesta segunda-feira (18), à operação do serviço telefônico TelePaz. Com uma rede de cerca de 50 voluntários, entre religiosos e leigos, o projeto pretende oferecer um interlocutor disposto a escutar quem estiver passando por dificuldades e desejar desabafar, além de rezar em conjunto. O apoio e o suporte técnico vêm de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Sob coordenação do padre Eduardo Kologeski dos Santos, vigário paroquial da Catedral Metropolitana da Capital, o TelePaz terá atendimento diário, inclusive em finais de semana e feriados, em três turnos (das 9h às 12h, das 15h às 19h e das 20h às 23h), pelo número (51) 3320-3800.
Um aplicativo funciona como uma espécie de central telefônica, distribuindo as chamadas para os celulares dos voluntários, que estarão conectados ao sistema de acordo com seus horários de disponibilidade. Os diálogos não serão gravados, e haverá garantia de sigilo total.
Na primeira manhã de funcionamento, o TelePaz recebeu mais de 40 telefonemas. Os interessados ligaram não só de Porto Alegre e do Interior, mas também de outros Estados, como Santa Catarina e Ceará.
Não se trata, frisa Eduardo, de um canal para aconselhamento e acompanhamento espiritual ou psicológico. De acordo com as orientações básicas repassadas aos participantes que atenderão aos chamados, a ideia é se identificar apenas pelo primeiro nome — quem ligar não vai saber se está conversando com um padre, um diácono ou uma pessoa sem vínculo formal com a Igreja Católica —, desejar paz e se mostrar disponível para ouvir o que o necessitado em busca de alívio quiser contar. A depender do rumo da conversa, o voluntário poderá sugerir "elevar uma prece a Deus" ou a leitura de um trecho da Bíblia.
O atendimento não é exclusivo para fiéis católicos. Qualquer um, destaca o padre — que será um dos responsáveis por receber as ligações —, pode se sentir à vontade para telefonar.
— Se a pessoa não comungar da mesma fé, posso dizer para que ela tenha ânimo e esperança. Nosso objetivo não é falar muito, é ajudá-la a levantar a cabeça — afirma Eduardo.
O vigário paroquial comenta que a proposta, "singela", não é inédita — há iniciativas semelhantes em outros pontos do Brasil.
— Muitos têm sofrido, muitos perderam o emprego, muitos corações estão angustiados. Queremos oferecer uma escuta respeitosa — completa Eduardo.
SERVIÇO
— TelePaz — Serviço de Escuta e Oração da Igreja Católica em Porto Alegre
— Realização: Arquidiocese de Porto Alegre, com apoio e suporte técnico da PUCRS
— Atendimento diário, inclusive em finais de semana e feriados, pelo telefone (51) 3320-3800, a partir de 18 de maio
— Aceitam-se chamadas locais, estaduais, nacionais e internacionais
— Horários: das 9h às 12h, das 15h às 19h e das 20h às 23h