O garçom mais popular da Venâncio Aires, que deixou o Bar do Beto há dois anos para se dedicar à advocacia, aproveitou seu extenso círculo de amizades para fazer o bem. Dinarte Valentini, 49 anos, lançou a campanha Todos Pela Vida e, em quatro semanas, já arrecadou 200 cestas básicas para famílias da Capital.
– Tem muita gente precisando, é de chorar. Tenho uma rede de relações grande, consigo apoio rápido. Decidi arregaçar as mangas e fazer alguma coisa – conta ele.
Nos últimos dias, a ação tem ganhado força com o apoio de músicos, humoristas e apresentadores como Neto Fagundes, Renato Borghetti, Yamandu Costa, Shana Müller e Guri de Uruguaiana. Eles estão entre os mais de 60 artistas que gravaram vídeos divulgando a iniciativa nas redes sociais.
A ideia da campanha veio da esposa de Dinarte, Claudia da Graça Valentini, 50 anos, e das filhas do casal, Paola, 24, e Caroline, 27. A família decidiu ajudar moradores de rua e papeleiros na região central de Porto Alegre, especialmente na Vila dos Papeleiros e na Avenida Ipiranga. Segundo o ex-garçom, a ação não deve terminar com o fim da pandemia:
– Vai ser definitiva. É o legado bom dessa pandemia: olharmos mais para o próximo.
Quem quiser ajudar com alimentos, materiais de higiene ou roupas pode entrar em contato pela página de Dinarte no Facebook ou pelo e-mail valentiniadv5@gmail.com.
Com Rossana Ruschel