Para estimular a população local a manter o distanciamento social, a unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em São Luiz Gonzaga lançou o projeto Fique em Casa com a Uergs. O objetivo da iniciativa é promover ações de acompanhamento a idosos, a partir de conversas e proposição de atividades físicas e de entretenimento.
O grupo de voluntários, formado por estudantes e professores da Uergs e da rede municipal de ensino básico da região, é responsável por estar em contato com idosos enviando conteúdos e atividades para os participantes do programa duas vezes por dia. Além disso, auxiliam na compras de alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal e demais necessidades.
Outra ação promovida pela instituição é o incentivo à realização de atividades ao ar livre, respeitando a recomendação pelo distanciamento social e seguindo as orientações das organizações de saúde. Uma das práticas, por exemplo, é a plantação e o cultivo de pequenas hortas.
Os alunos da Uergs também escrevem cartas para os idosos e produzem materiais de conscientização no combate à covid-19, que são divulgados nas redes sociais.
— O projeto está sendo bem aceito. Eu consigo dialogar e tirar as dúvidas das pessoas. Nesse momento, é mais um trabalho de compartilhamento — afirmou Rovian Silva, aluno de especialização de gestão em educação, que tem sido o responsável pela criação do conteúdo.
Segundo ele, participar do projeto é uma oportunidade de romper barreiras sociais e se preocupar com o próximo.
— É o momento em que podemos desenvolver mais empatia. Pensar nas questões de saúde das pessoas que não têm acesso à informação e enfrentam muitas dificuldades para ter um atendimento médico, mesmo no SUS — finalizou.