Sentimentos como medo, angústia e ansiedade têm acompanhado boa parte da população durante este período de distanciamento social. Os reflexos de dias tão difíceis podem surgir à noite, quando agitação, pesadelos e dificuldade para dormir viram rotina. Segundo o presidente da Associação Brasileira do Sono do Rio Grande do Sul, Antônio Rocha, é natural que a qualidade do sono seja afetada em um período atípico como esse, mas, seguindo alguns passos, é possível amenizar a situação. Veja sete dicas tornar as noites mais tranquilas em tempos de pandemia.
1. Mantenha a rotina
Conforme Rocha, a principal indicação é manter a rotina: dormir e acordar no horário de costume, evitando cochilos durante o dia — a não ser que você já faça isso habitualmente. Isso porque, se criarmos novos hábitos agora, pode não ser tão fácil perdê-los quando a vida voltar ao normal.
2. Não tome remédios para dormir por conta própria
Caso você já tome algum tipo de medicação que interfira no sono, o especialista indica mantê-la, desde que com o acompanhamento do profissional que a receitou. Não é recomendável, no entanto, iniciar novos tratamentos sem orientação médica.
3. Evite ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir
— Algumas pessoas ingerem álcool para dar aquela relaxadinha antes de dormir, mas é algo que deve ser evitado. Isso porque a bebida alcoólica dá a falsa impressão de induzir o sono, mas na verdade atrapalha. O sono fica mais superficial e conturbado. Problemas como ronco e apneia podem piorar — adverte Rocha.
4. Evite ingerir alimentos gordurosos ou estimulantes antes de dormir
De acordo com o especialista, o ideal é preparar refeições leves, especialmente no período da noite. Bebidas estimulantes, como café e chimarrão, não devem ser consumidas por pelo menos quatro horas antes de dormir.
5. Faça atividades físicas, mesmo que dentro de casa
Assim como diversas atitudes são contraindicadas, há aquelas que não podem faltar no dia a dia de quem quer ter um sono de maior qualidade. Atividades físicas, por exemplo, devem ser praticadas diariamente, mesmo que dentro de casa.
6. Procure ter pensamentos positivos e se sentir útil, ajudando entidades por exemplo
De acordo com Rocha, pensamentos positivos também podem ajudar para uma noite de sono mais tranquilo. O especialista sugere, ainda, ações colaborativas em prol da comunidade — como ajudar uma entidade beneficente ou um vizinho que esteja no grupo de risco da covid-19.
— É importante se sentir útil para a sociedade — resume.
7. Evite usar o celular perto do horário de dormir
Por fim, mas não menos importante, Rocha adverte para uma prática corriqueira entre adultos e crianças: o uso do telefone celular momentos antes de pegar no sono. No lugar de se entreter com a tecnologia, a sugestão é tomar um bom banho quente e reduzir a luminosidade do ambiente.
— O sono das crianças pode piorar muito, pois ficam ligadas na televisão, no tablet, em jogos online antes de dormir. Precisamos ficar atentos. Tudo há de melhorar no seu devido tempo.