Com risco de rebaixamento na casa de 1%, o Brasil-Pel enfrenta o rebaixado ABC nesta terça-feira (14), às 20h30min, pela antepenúltima rodada da Série B, em partida que servirá para afagar o coração de João. O mineirinho de sete anos tornou-se xodó dos xavantes após decidir, mesmo sem laços com Pelotas, torcer pelo clube.
Convidado pela direção rubro-negra para acompanhar o jogo, João chegou nesta segunda ao Rio Grande do Sul junto com a mãe Katharina Lacerda. Em Porto Alegre, a dupla foi recebida por Marlene Dornelles, presidente da Onda Xavante. Depois, às 14h, seguiu de ônibus rumo à terra do seu time do coração.
Impressionado com a receptividade dos xavantes, que já enviaram vários presentes — e prometem muitos mais nesta terça —, João era só alegria na véspera da partida, quando pôde acompanhar o treino do time. Tanto é que não poupou elogios até para o ônibus que o conduziu a Pelotas:
— Nossa, mãe, que luxuoso — exclamou.
Com 45 pontos, o Xavante terá pela frente um adversário que já sofre com o processo de desmanche decorrente da queda à Série C. Nesta segunda, o volante Felipe Guedes foi liberado pela equipe de Natal depois de receber oferta "irrecusável" do futebol chinês. O Brasil, por sua vez, terá força máxima: Marcelo Pitol, Éder Sciola, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite e Itaqui; Rafinha, Marcinho e Misael; Lincom.
A escalação, porém, era o que menos importava até esta segunda-feira para João.
— Acho que ele ainda nem está pensando no amanhã. O hoje já tem novidade demais. Inesquecível tudo isso — disse a mãe, emocionada com o sonho vivido pelo filho.