A polêmica envolvendo a qualidade da água do Rio Sena ganha um novo capítulo. O treinamento de revezamento do triatlo marcado para este sábado (3) foi cancelado pela organização da Olimpíada de Paris.
O triatlo individual — masculino e feminino — foi realizado na última quarta-feira (31). A prova havia sido adiada por conta da qualidade da água do Rio Sena, assim como dois treinamentos nos dias anteriores.
Segundo a organização dos Jogos, os treinos de revezamento do triatlo foram suspensos por "queda na qualidade da água", que ocorre "dadas as fortes chuvas das últimas duas noites, particularmente intensas em Paris". Sem a natação, os atletas que vão participar da prova marcada para segunda-feira (5) vão realizar apenas os treinos de corrida e bicicleta.
As provas de maratona aquática no Rio Sena estão programadas para os próximos dias 8 (feminina) e 9 (masculina). A brasileira Ana Marcela Cunha é a atual campeã olímpica da prova.
Entenda a polêmica do Rio Sena
A natação no Rio Sena foi proibida há mais de um século devido à má qualidade da água. Os organizadores investiram cerca de 1,4 bilhão de euros (R$ 7,76 bilhões) para preparar o rio antes dos Jogos Olímpicos. A ministra francesa do Esporte e a prefeita de Paris chegaram a nadar no rio para comemorar as condições de nado antes da Olimpíada.
No entanto, testes diários de qualidade da água no início de junho indicaram níveis inseguros de uma bactéria, seguidos por melhorias recentes. Foram adotadas medidas para tentar aprimorar a qualidade da água.