No mundo dos esportes, alguns apelidos chegam para ficar. Um dos termos mais ouvidos nas competições esportivas dos Estados Unidos é goat, que significa cabra na língua inglesa. A palavra também serve de sigla para "Greatest of All Time", ou o "melhor de todos os tempos".
Simone Biles, que se tornou a ginasta americana com o maior número de medalhas em Olimpíadas, recebeu mais um ouro nesta quinta-feira (1°), na final do individual geral feminino. Na hora de subir no pódio, Biles colocou um colar de prata com um pingente de cabra.
— Meu colar de cabra é como uma homenagem, porque as pessoas amam. Tem algumas que detestam, então é o melhor dos dois mundos — brincou a ginasta, em entrevista à revista People após a premiação — Eu pensei em usar caso fosse bem (na prova), as pessoas iriam adorar.
— Mas no fim do dia, para mim é uma loucura estar na conversa sobre os melhores atletas de todos os tempos, porque eu ainda acho que sou a Simone Biles de Spring, Texas, que ama saltar — completa.
Os maiores goats do esporte
A alcunha não se restringe à ginástica. Outras modalidades, como o futebol e o basquete, protagonizam discussões parecidas. O argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, considerados dois dos maiores atletas de todos os tempos no esporte, já receberam o apelido.
Entre os americanos, o termo aparece com frequência nas conversas sobre a NBA, liga nacional de basquete, e a NFL, liga nacional de futebol americano. Segundo a ESPN, LeBron James e Michael Jordan disputam pelo título de goat das quadras americanas há décadas.