Em sua quinta Olimpíada, a atleta da Sogipa, Mayra Aguiar, não conseguiu superar a número 1 do mundo e deu adeus aos Jogos Olímpicos de Paris na primeira luta da categoria até 78kg. Depois de três bronzes (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), a gaúcha perdeu para Alice Bellandi, da Itália, nesta quinta-feira (1º) e encerrou sua trajetória na França logo na primeira luta.
A italiana, agora, aguarda a vencedora do confronto entre a ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko e a kosovar Loriana Kuka.
— É uma luta sempre muita dura. Um estilo de jogo que eu ainda não aprendi a jogar. Eu sempre busquei muito golpe. Treinei bastante, mas infelizmente dessa vez não deu. Judô é um esporte e ela foi melhor. É ruim, é amargo. Quando a gente perde, erra, a gente mais aprende, mas é duro — disse Mayra à TV Globo, após o confronto.
O confronto foi como já era previsto pela comissão técnica do judô brasileiro. Com volume de luta, Bellandi conseguiu que o juiz punisse Mayra com dois shidos. A italiana também recebeu a segunda punição no golden score e o duelo continuou equilibrado.
Primeiro, um momento de susto. Mayra caiu e a arbitragem marcou um wazari. No VAR, o golpe foi retirado e a brasileira seguiu viva na luta. No entanto, não demorou para que a italiana voltasse a aplicar o mesmo golpe e decretasse a derrota à brasileira.