Duas vezes medalhista olímpico (Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016), o judoca Rafael Silva, o Baby, foi eliminado em sua primeira luta nos Jogos Olímpicos de Paris logo no começo da manhã desta sexta-feira (2). Aos 37 anos, a Olimpíada da França é a última que o atleta irá disputar.
Ele foi derrotado por Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, na categoria +100kg. O adversário agora enfrentará Martti Puumalainen, número 10 do ranking da Federação Internacional de Judô.
— Não consegui imprimir minha pegada, dificultando minhas entradas. Esse é um momento bastante especial. Queria terminar ganhando, mas infelizmente não consegui. Agradecer por tudo que o judô fez por mim e o que eu fiz pela modalidade também. Colocar a cabeça no lugar agora para a disputa por equipes — disse o brasileiro à TV Globo.
Na categoria mais pesada do judô, a luta é mais lenta. O brasileiro teve dificuldades para conseguir pegar o judogi do adversário. Em um contragolpe, Baby sofreu um wazari.
Depois, Kokauri continuou com mais tentativas de entrada, fazendo com que o árbitro punisse o brasileiro. Na sequência, o azeri conseguiu uma imobilização, encerrando o confronto e eliminando Baby.