Paola Egonu e companhia fizeram história neste domingo (11) nos Jogos Olímpicos de Paris. Sob o comando da melhor jogadora de vôlei do país, a Itália não teve dificuldades para bater os Estados Unidos por 3 sets a 0 (parciais de 25/18, 25/20 e 25/17) e conquistar a medalha de ouro.
Foi a primeira vez que o país europeu conquistou o título olímpico no vôlei de quadra, tanto no masculino quanto no feminino.
Com a vitória na Arena Sul de Paris, a Itália tornou-se a sétima nação a conquistar o ouro entre as mulheres, juntando-se a União Soviética (quatro vezes), China (três vezes), Cuba (três vezes), Brasil (duas vezes), Japão (duas vezes) e Estados Unidos (uma vez).
Egonu foi a grande maestra da equipe italiana. Ela fez 22 pontos, maior pontuadora do confronto. Sylla e Bosetti também colaboraram com pontuações marcantes, com 10 e nove pontos respectivamente.
As italianas não tiveram dificuldades para fecharem o confronto com as campeãs olímpicas de Tóquio. A cada ponto que passava, era mais claro que a equipe europeia ia terminar no lugar mais alto do pódio.
Depois de já ter conquistado dois sets, mais do que tudo o importante era manter a cabeça e continuar fazendo o que as italianas estavam fazendo em quadra.
Foi exatamente o que aconteceu. Sob pressão, quem errou foram os Estados Unidos. No match point para a Itália, quis o destino que o último ponto fosse um ataque errado da americana Thompson.