Em um feito inédito, Hugo Calderano levou o Brasil para a semifinal do tênis de mesa nas Olimpíadas de Paris na manhã desta quinta-feira (1º). O mesatenista brasileiro venceu o sul-coreano Jang Woojin por 4 sets a 0 nas quartas de final e, agora, segue na busca pela primeira medalha olímpica do país nessa modalidade.
A partida realizada na Arena 4 Paris Sul foi dominada pelo brasileiro. No primeiro set, Calderano fez 11 a 4. No segundo, o sul-coreano mostrou reação, mas não conseguiu levar o set, finalizando em 11 a 7. As duas últimas rodadas terminaram em 11 a 5 e 11 a 6.
A semifinal será realizada na manhã de sexta-feira (2). Se avançar, o brasileiro disputará a final em 4 de agosto.
Ao chegar às quartas de final, Calderano havia igualado o melhor resultado do Brasil na modalidade em Jogos Olímpicos — o feito pertencia a ele mesmo, em Tóquio. Além de Woojin, o mesatenista eliminou o cubano Andy Pereira, por 4 a 0, o espanhol Álvaro Robles, por 4 a 2, e o francês Alexis Lebrun, por 4 a 1.
O líder do ranking mundial, o chinês Wang Chuqin, foi eliminado pelo sueco Truls Moregard, número 26 do mundo, nas oitavas de final, na quarta-feira (31). Calderano, agora, poderá enfrentar o sueco na semifinal.