Os dois brasileiros na final do saltos no hipismo não conseguiram alcançar o pódio nesta terça-feira (6) em Paris. Stephan Barcha, com a Primavera, foi bem e ficou em quinto, perto de uma conquista olímpica. Já Rodrigo Pessoa, sobre o cavalo Major Tom, ficou sem posição definida já que, após duas penalizações, preferiu não completar o percurso.
Barcha e Primavera fizeram uma boa prova e deram esperança de pódio ao Brasil. Eles foram a 19ª apresentação e derrubaram apenas um obstáculo, ocupando, momentaneamente, a terceira colocação. Porém, ainda restavam 11 competidores para se apresentar e dois deles acabaram ultrapassando o brasileiro.
— O resultado é espetacular, lógico que a gente sonha com medalha. Lutei muito e saí da pista muito feliz com o resultado. Ficou no quase, foi muito perto mesmo. Eu nem vi a vara cair. Mas esse esporte é incrível por causa disso. É muito rápido, é tudo no detalhe, muita precisão. Eu não podia estar mais orgulhoso da Primavera, ela foi fantástica — comentou Barcha após a prova.
Já o experiente Rodrigo Pessoa, recordista brasileiro nos Jogos, com oito participações, preferiu não completar o percurso após duas penalizações, quando já não teria mais chance de medalha.
Ao que tudo indica, apesar de não ter confirmado ainda, essa deve ter sido a última exibição do atleta de 51 anos em Jogos Olímpicos. Se for assim, Pessoa encerra sua carreira olímpica com três pódios: dois bronzes (saltos por equipe); em 1996 e 2000; e ouro (saltos individual), em 2004.
*Produção: Leonardo Bender