Rodrigo Pessoa é um dos atletas mais consagrados do Brasil, sendo referência do hipismo nacional e mundial. O cavaleiro de 51 anos carrega uma medalha de ouro e duas de bronze nas Olimpíadas que participou. Em Paris, cidade onde nasceu, o atleta está em sua oitava participação em Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira (6), a partir das 5h (horário de Brasília), ele disputa a final dos saltos individual, visando chegar ao pódio pela quarta vez.
A disputa na cidade onde nasceu, então, pode marcar a despedida de Rodrigo Pessoa em grande estilo. Sendo o atleta mais velho da delegação brasileira em Paris, ele também é o esportista que mais participou de competições olímpicas pelo país.
Apesar de nunca ter morado em território brasileiro, optou pela cidadania aos 18 anos. Ele é filho do também cavaleiro Nelson Pessoa, que representou o Brasil no hipismo nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne, e de 1964, em Tóquio.
Rodrigo pessoa estreou nos Jogos justamente ao lado do pai, em Barcelona 1992. Ele é medalhista de ouro individual do hipismo saltos individual em Atenas 2004, com o lendário Baloubet Du Rouet, e bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sydney 2000. Desde sua estreia, ele participou de praticamente todas as edições seguintes — com exceção de 2016, no Rio de Janeiro. Em 2012, em Londres, ele foi porta-bandeira da delegação brasileira.
Principais títulos
Jogos Olímpicos
- Bronze (saltos por equipe) - Atlanta 1996
- Bronze (saltos por equipe) - Sydney 2000
- Ouro (saltos individual) - Atenas 2004
Jogos Pan-Americanos
- Ouro (saltos por equipe) - Mar del Plata 1995
- Ouro (saltos por equipe) - Rio 2007
- Prata (saltos individual) - Rio 2007
- Prata (saltos por equipe) - Guadalajara 2011
- Bronze (saltos por equipe) - Santiago 2023