Terminou nesta sexta-feira (9) as provas da escalada masculina nas Olimpíadas de Paris. Esta é a primeira vez que a modalidade é incluída no quadro oficial dos Jogos Olímpicos. O esporte é divido em dois eventos: boulder e lead e speed.
Na final do boulder e lead nesta sexta-feira (9), os vencedores foram o britânico Toby Roberts com 155.2 pontos (ouro), o japonês Sorato Anraku com 145.4 (prata) e o austríaco Jacob Schubert com 139.6 (bronze).
Nesta categoria, os atletas fazem duas provas: na primeira, escalam paredes de 4,5m de altura sem cordas em um período limitado e com o menor número de tentativas possíveis e na segunda sobem o mais alto que conseguirem em uma parede de mais de 15m de altura em seis minutos sem ter visto o percurso antes. Os atletas somam as notas das duas etapas para a classificação final.
A final do speed foi na quinta-feira (8). Subiram ao pódio o austríaco Veddriq Leonardo com o tempo de 4.75s (ouro),e o chinês Peng Wu com 4.77s (prata). O norte-americano Sam Watson conseguiu bater o recorde mundial, com 4.74 na disputa pelo bronze e alcançou o terceiro lugar.
Nesta prova, os competidores lutam contra o relógio em rodadas de eliminação, um contra um, que combina precisão e explosão física. No speed, ganha o que chegar ao topo com o menor tempo.