A primeira semana de disputas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 vai chegando ao fim e a China lidera o quadro de medalhas com 11 ouros conquistados. No entanto, os Estados Unidos estão utilizando um critério diferente do Comitê Olímpico Internacional (COI) para estar na primeira posição.
Para o mundo inteiro, o número de medalhas de ouro conquistadas é o que determina a posição de um país no quadro de medalhas olímpico, seguido pelo número de pratas e depois bronze. Contudo, os EUA decidiram alterar o seu critério de classificação no quadro de medalhas, e simplesmente se colocaram em primeiro lugar.
Atualmente com 31 medalhas, sendo seis de ouro, o país da América do Norte foi colocado nessa posição de acordo com a NBC, emissora oficial das Olimpíadas e detentora dos direitos globais de transmissão do evento.
O critério válido passou a ser o de número de medalhas conquistadas. Por esse parâmetro os estadunidenses estão em primeiro lugar, com 31 medalhas conquistadas, seguidos pela França, com 26 medalhas, e a China, com 21 medalhas no total.
Não é a primeira vez que os EUA utilizam esse critério. Em Pequim 2008, quando os chineses sediaram os Jogos e dominaram as medalhas de ouro, os estadunidenses começaram a ordenar a classificação olímpica por número total de medalhas. A partir disso, o país adotou esse critério sempre que esteve em desvantagem no número de medalhas de ouro em Olimpíada.