Podendo alcançar sua melhor participação no handebol feminino dos Jogos Olímpicos, o Brasil volta à quadra nesta terça-feira (6). A seleção brasileira enfrentará a Noruega no Estádio Pierre Mauroy, às 16h30min, em duelo válido pelas quartas de final de Paris 2024.
Se avançar, o Brasil fará sua melhor campanha em Olimpíadas. O país tem um quinto lugar, conquistado na Rio 2016, como principal desempenho no handebol feminino. Entretanto, vale lembrar que a Noruega é uma potência no handebol feminino. Elas são as atuais vice-campeãs mundiais.
A seleção norueguesa subiu ao pódio nas últimas quatro edições, sendo campeã em Pequim 2008 e Londres 2012, além de bronze na Rio 2016 e Tóquio 2021. Em Paris, estreou perdendo o clássico para a Suécia, mas venceu Dinamarca, Alemanha, Coreia do Sul e Eslovênia na sequência. Elas tiveram a melhor campanha do Grupo A, superando suecas e dinamarquesas no saldo de gols.
Enquanto isso, a seleção brasileira avançou ao mata-mata com a 4ª posição do Grupo B. As gurias do Brasil começaram vencendo a Espanha, mas perderam os confrontos seguintes para Hungria, França e Holanda. A classificação só foi sacramentada na última rodada com uma vitória diante da seleção de Angola.
O vencedor de Brasil e Noruega enfrentará na semifinal quem passar de Holanda e Dinamarca.