O Brasil terminou a Olimpíada de Paris sem conseguir bater o desejado recorde de medalhas dos Jogos de Tóquio. A delegação brasileira encerrou sua participação na França com 20 medalhas, três de ouro, sete de prata e 10 de bronze. Assim, finalizou as competições na 20ª posição no quadro de medalhas — melhor colocação entre países latino-americanos.
A liderança do ranking ficou, mais uma vez, para os Estados Unidos. Pela 19ª vez na história e pela quarta edição seguida, os norte-americanos terminaram em primeiro no quadro de medalhas.
Assim como aconteceu em Tóquio 2020, os Estados Unidos ultrapassaram a China no ranking só no último dia da Olimpíada de Paris.
Antes do último evento da Olimpíada (final do basquete feminino), os chineses tinham 40 ouros contra 39 dos americanos. Os Estados Unidos venceram a França na final da competição e chegaram à marca da China.
Os dois países empataram em ouros, mas os americanos assumiram a liderança por somarem mais medalhas de prata — 44 contra 27. No somatório geral, também houve vantagem estadunidense: 126 a 91.
A última vez que os Estados Unidos não terminaram na liderança no quadro de ouros foi em Pequim 2008, quando a China levou 48 ouros contra 36 dos americanos. Em total de medalhas, os Estados Unidos não são superados desde Barcelona 1992.