O Brasil vai concorrer por medalhas no triatlo logo mais. Depois de dias de incerteza por causa dos níveis de poluição do Sena, que impediram treinos no rio e levaram ao adiamento da prova masculina, o comitê olímpico confirmou que a disputa da modalidade ocorrerá na madrugada desta quarta-feira (31).
"Nós vamos nadar!", foi o anúncio sucinto feito pelas redes sociais da World Triathlon, organização responsável pelo triatlo nas Olimpíadas, acompanhado de uma foto do Sena. Um dia antes, uma nota bem mais formal explicou o adiamento da prova masculina por causa da qualidade da água do rio, que foi afetado pela chuva em Paris.
Novos testes realizados ao longo da terça-feira, contudo, atestaram que já é seguro para os atletas nadarem no Sena. Desta forma, a partir das 3h (horário de Brasília), as brasileiras Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes disputam a prova de triatlo individual feminino. Na sequência, a partir das 5h45min, Miguel Hidalgo e Manoel Messias disputam a prova individual masculina.
No triatlo, os atletas nadam 1.500m, fazem um percurso de 40km na bicicleta e correm mais 10km. Um vídeo divulgado pela World Triathlon mostra o itinerário da prova em Paris (confira abaixo).