Em sua segunda luta na Olimpíada de Paris, Guilherme Schimidt está eliminado na categoria até 81kg no judô. Lutando contra o italiano Antonio Esposito, o judoca do Minas Tênis Clube perdeu para o seu adversário e se despediu da competição precocemente.
O confronto foi bastante disputado nos quatro minutos iniciais. Com mais volume de luta, o italiano conseguiu que o árbitro penalizasse o brasileiro com dois shidos. Logo nos segundos iniciais do golden score, Esposito conseguiu uma boa entrada e deu um wazari em Guilherme. O golpe foi ao VAR, mas foi confirmado, decretando a derrota do judoca do Minas.
— Já tinha vencido duas vezes ele no circuito. É sempre uma luta muito chata, ele luta muito taticamente, ele conseguiu meu anular bem. Não achei que foi wazari no golden score. Estou triste por essa derrota precoce. Projetava lutar por uma medalha. Esse sonho ainda não acabou. Vou seguir em frente — disse à TV Globo após a derrota.
Antes, em sua estreia, o brasileiro havia vencido sem dificuldades Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte. O brasileiro é o quarto colocado do ranking na categoria meio-médio (-81kg) e acumulava bons resultados no ciclo olímpico.