Em sua primeira participação olímpica, Guilherme Schimidt estreou com vitória no judô nesta terça-feira (30). Lutando na categoria até 81kg, o brasileiro não teve dificuldades para vencer Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte. Ele enfrentará o italiano Antonio Esposito na próxima rodada.
A luta de Schimidt foi praticamente sem dificuldades para o judoca do Brasil. Com mais volume de luta, o árbitro do confronto penalizou o atleta da Macedônia do Norte com um shido.
Logo na sequência, com dois minutos e 22 segundos restantes, o brasileiro conseguiu um wazari. Para encerrar a luta, conseguiu uma chave de braço e imobilizou o adversário.
O brasileiro é o quarto colocado do ranking na categoria meio-médio (-81kg) e acumulou bons resultados no ciclo olímpico.
Ele acumulou cinco ouros e uma prata em Campeonatos Pan-americanos, ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em Grand Slams da IJF, levou a prata no World Masters de Budapeste 2023, além de ouro e prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.