Favorita a subir no pódio nos Jogos Olímpicos de Paris, a seleção brasileira de vôlei feminino entra em quadra pela segunda vez na competição nesta quinta (1º) e terá pela frente uma das adversárias mais duras no cenário da modalidade. A equipe de José Roberto Guimarães enfrentará o Japão, a partir das 8h (horário de Brasília), na Arena Paris Sul.
Depois de estrear com vitória na Olimpíada ao bater Quênia por 3 sets a 0, o Brasil buscará seu segundo resultado positivo para garantir uma vaga na fase de mata-mata. Mas o confronto desta quinta promete ser mais duro do que o da última segunda.
Apesar abrirem a competição com derrota para a Polônia (3 a 1), as japonesas foram as carrascas brasileiras na última Liga das Nações, quando superaram a seleção por 3 sets a 2, com parciais equilibradas.
— Estamos muito concentradas em viver esse momento, o dia a dia, esse processo. Agora é buscar essa próxima vitória contra o Japão. É uma competição de tiro curtíssimo, são seis partidas em busca do nosso grande objetivo, pelo qual trabalhamos durante todo o ciclo. A gente está engasgadíssima com o time do Japão, o time da Polônia também. Então trabalhamos muito, muito forte nesses últimos meses pós-Liga das Nações — disse Gabi após a vitória contra Quênia, projetando o confronto desta quinta-feira.
Mesmo com a derrota na estreia para as polonesas, duas jogadoras do Japão se destacaram na primeira partida. A oposta Koga, com 26 pontos, e a ponteira Ishikawa, com 16, foram as maiores pontuadoras da equipe. Além das virtudes ofensivas, as japonesas são excelentes defensivamente, impondo dificuldades para as adversárias botarem a bola no chão.
Em Jogos Olímpicos, as duas equipes tiveram um único encontro justamente em Tóquio 2020, na fase de grupos. O Brasil venceu as japonesas por 3 sets a 0.
Assim como nas últimas edições olímpicas, o vôlei feminino conta com a participação de 12 seleções. No entanto, nos Jogos de Paris 2024, as equipes são divididas em três grupos, com quatro integrantes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral, avançam ao mata-mata, que se inicia a partir das quartas de final.
Confira as informações sobre Brasil x Japão pelo vôlei feminino
- Data: 01 de agosto, quinta-feira
- Horário: 8h (de Brasília)
- Local: Arena Paris Sul
- Onde assistir: RBS TV, Olympics.com, Sportv e Cazé TV