A história do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris se iniciou com um capítulo feliz. Em busca do ouro inédito por Marta, a Seleção derrotou a Nigéria por 1 a 0, com Gabi Nunes balançando as redes após passe da Rainha.
O triunfo dá confiança para a sequência, que terá duas campeãs mundiais. No domingo (28), ao meio-dia, o Brasil enfrenta o Japão no Parc de Princes, em Paris. Depois, o último duelo da primeira fase será contra a Espanha, na quarta-feira (31), também ao meio-dia.
— Muito bom começar com uma vitória. Claro que sempre tem ajustes para ser feitos. Mas agora o foco passa a ser o Japão. Temos um plano de jogo para enfrentar o Japão. Treinamos bastante nesse aspecto e não tem jogo fácil, são todas seleções fortes e bem treinadas — afirmou o treinador Arthur Elias.
A partida de abertura serviu para aliviar o nervosismo de uma Seleção repleta de estreantes. Das 14 gurias à disposição de Arthur Elias, que nunca haviam disputado os Jogos, 11 estrearam contra a Nigéria. Uma delas, inclusive, balançou as redes.
— Estou muito feliz, quero agradecer a Deus e esse grupo que é tão maravilhoso. Estamos treinando firme, escutamos o Arthur, ouvimos a proposta, claro que temos muito a melhorar, mas é o primeiro jogo, tem a ansiedade. Fico feliz de ter ajudado o time. E não tem nem o que expressar, é só alegria e agradecer a cada menina por correr e lutar até o final pela vitória — avaliou a atacante Gabi Nunes, após o jogo.
Com a vitória da Espanha sobre o Japão, por 2 a 1, o Brasil assume a vice-liderança do Grupo C, pelos critérios de desempate. Na fase inicial das Olimpíadas, os dois primeiros colocados de cada grupo mais os dois melhores terceiros avançam às quartas de final.