Em duelo de seleções invictas, o time feminino do Brasil derrubou a poderosa Polônia por 3 sets a 1, nesta quarta (11), se garantiu na fase final da Liga das Nações e subiu ao primeiro lugar geral da competição. As comandadas do técnico José Roberto Guimarães buscaram a virada para superar as polonesas por 22/25, 25/17, 25/17 e 25/16, em Hong Kong, na China, e agora a equipe brasileira é a única invicta da competição: nove vitórias em nove jogos.
Gabi foi o grande destaque da partida, com 24 pontos. Julia Bergmann, novidade do time nesta quarta, anotou 17, enquanto Rosamaria marcou 15. Pelo lado polonês, a oposta Magdalena Stysiak foi a maior pontuadora, com 18 acertos.
Nesta quarta, Zé Roberto não contou com a ponteira Ana Cristina, que sentiu leve desconforto na panturrilha esquerda nos treinamentos na China. Ela participou normalmente do aquecimento, mas a comissão técnica optou por preservar a atleta para os próximos jogos da Liga das Nações.
Sem Ana Cristina, chance para Julia Bergmann. Ela entrou em quadra com Roberta, Gabi, Carol, Thaísa, Rosamaria e a líbero Nyeme. O treinador aproveita a Liga das Nações para testar o elenco que irá convocar para a Olimpíada de Paris.
Com esta formação, o Brasil começou bem a partida, diante da apatia das polonesas. Sem sofrer, abriu 15/10 e parecia encaminhar com facilidade o primeiro set do confronto. Mas, aos poucos, a Polônia se encontrou em quadra, principalmente a levantadora Joanna Wolosz, o cérebro do time.
A reação veio forte. E, de 17/12 a favor para o Brasil, a Polônia virou para 19/17. Mesmo irregular, a Stysiak liderava o ataque polonês, confirmando a vitória na primeira parcial. O segundo set exibiu o mesmo roteiro no início. As brasileiras abriram 10/5. Desta vez, elas evitaram qualquer reação polonesa. Fecharam a parcial e empataram o duelo.
O terceiro foi mais equilibrado que os dois sets anteriores. As brasileiras saíram na frente, com 7/3. Mas levaram um susto quando o bloqueio polonês resolveu funcionar, com seguidos pontos, até o empate em 9/9. E, depois, a virada para 12/9. A seleção não se abalou, reagiu e as duas equipes se alternaram no placar até o Brasil despontar e fechar o set.
Após a virada no jogo, a seleção sustentou o alto nível no começo da quarta parcial. Construindo aos poucos a vantagem, o Brasil conseguia neutralizar tanto Wolosz quanto Stysiak, melhor jogadora da Polônia, em bloqueio simples. As brasileiras abriram 22/14 e sacramentaram a vitória na sequência.
A seleção brasileira volta à quadra na quinta para enfrentar a Alemanha, às 6 horas, pelo horário de Brasília. Na sequência, as adversárias serão a Bulgária e a Turquia na sexta (2h30min) e no domingo (6h), respectivamente, encerrando a participação brasileira na fase classificatória da Liga das Nações.