Os Jogos Olímpicos de Paris, que começam oficialmente em 26 de julho deste ano, terão duas modalidades diferentes de canoagem: a slalom e velocidade. Apesar de semelhantes no nome e em alguns equipamentos, os esportes contém diversas diferenças.
A canoagem slalom é para rios com corredeiras ou circuitos artificiais, montados com balizas que devem ser contornadas no menor tempo possível, com a menor quantidade de erros. O percurso percorrido gira em torno de 300 metros, e os atletas passam por entre 18 e 25 balizas, divididas por cores.
Pelas verdes, passa-se descendo e, nas vermelhas, subindo. Considerada uma das modalidades mais radicais da atualidade, esteve na Olimpíada pela primeira vez em Munique, em 1972.
Já a canoagem velocidade é praticada em percurso de águas calmas, com distâncias entre 200 e 1 mil metros, com os atletas disputando entre si. Essa modalidade apareceu pela primeira vez nas Olimpíadas em Paris, em 1924, como esporte de demonstração, e se tornou esporte olímpico na edição de 1936, em Berlim.
Ambas as modalidades estão subdivididas em categorias por tipo de embarcação e número de pessoas. Existem as canoas, onde o atleta é amarrado ao barco ajoelhado e usa um remo de uma pá, e os caiaques, nos quais os competidores ficam sentados com um remo de duas pás.