Grande surpresa da última edição do Campeonato Mundial de Atletismo, realizada em Eugene, nos Estados Unidos, ao conquistar uma medalha de bronze, a brasileira Letícia Oro Melo voltou a registrar um importante resultado neste sábado (19), na abertura da competição em Budapeste, na Hungria.
Em um ano em que não tinha grandes resultados, a catarinense de 25 anos garantiu vaga na final do salto em distância, que será disputada no domingo (20), às 11h55min (horário de Brasília). Com a marca de 6,73m na primeira de suas três tentativas, ela finalizou as eliminatórias nas sétima colocação e registrou seu melhor salto da temporada.
O resultado ainda está distante dos 6,89m que lhe valeram um lugar no pódio, mas foi uma das poucas marcas aferidas sem vento. A liderança ficou com a americana Tara Davis-Woodhall, bronze no Mundial júnior de 2018, que registrou 6,87m.
Atual campeã olímpica e bicampeã mundial, a alemã Malaika Mihambo não está em Budapeste devido a uma lesão. Já a vice-campeã do mundo e medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, a nigeriana Ese Brume foi a oitava colocada com 6,72m.
O Brasil ainda teve mais duas atletas na prova. A experiente Eliane Martiins, 37 anos, queimou os dois primeiros saltos e na última tentativa atingiu 6,38m, ficando em 26º lugar. Estreante em mundiais, a mato-grossense Lissandra Campos também só conseguiu aferir marca no último salto e com 6,01m foi a 33ª colocada entre as 36 participantes.