A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou nesta semana seu 23º título sul-americano e manteve uma hegemonia que perdura desde 1993. A competição foi disputada no Recife e o Brasil venceu suas quatro partidas sem perder um set sequer. Na última rodada, na noite de quarta-feira (24), o Brasil derrotou a Colômbia por 3 a 0 (25/19, 25/22 e 25/19).
E depois de seguir absoluto na América do Sul, o técnico José Roberto Guimarães já começou a planejar a principal competição do ano, o Torneio Pré-Olímpico que acontecerá de 16 e 24 de setembro de 2023 no Japão.
— Esse título do Sul-Americano é importante, principalmente por ter sido conquistado aqui no Brasil. Há 14 anos nós não jogávamos o Sul-Americano aqui. Foi uma competição muito importante na preparação para o nosso principal alvo da temporada, que é o Pré-Olímpico— avaliou o treinador.
No Sul-Americano, Zé Roberto procurou utilizar todas as jogadoras convocadas.
— Buscar opções e dar ritmo a todo mundo. No Pré-Olímpico teremos sete jogos e vamos precisar de um elenco grande e preparado. Recife nos acolheu calorosamente, foi emocionante, uma energia fantástica. Isso nos fortalece para os próximos desafios — completou o tricampeão olímpico.
A disputa no Japão dará duas vagas para os Jogos de Paris em 2024, assim como nos outros dois torneios pré-olímpicos que acontecerão na China e na Polônia. Além destes seis classificados, a competição ainda terá a França, país-sede. As vagas restantes para os Jogos Olímpicos serão definidas pelo ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) após a fase preliminar da Liga das Nações. Para garantir a universalidade das vagas, os países de melhor ranking de continentes ainda não classificados terão prioridade.
Confira os jogos do Brasil no Pré-Olímpico:
16/09 - 4h - Brasil x Argentina
17/09 - 4 h - Brasil x Peru
19/09 - 4 h - Brasil x Bulgária
20/09 - 4 h - Brasil x Porto Rico
22/09 - 4h - Brasil x Turquia
23/09 - 4h - Brasil x Bélgica
24/09 - 7h30 - Japão x Brasil