Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos de Paris, GZH estreia um novo colunista nesta quinta (9). Samory Uiki, atleta do salto em distância e que esteve nas Olímpiadas de Tóquio, em 2021, falará sobre tudo que envolve esportes olímpicos e os Jogos de Paris pelo ponto de vista de um atleta que está envolvido no ciclo olímpico.
Samory não abordará apenas bastidores e curiosidades, mas também o que extrapola o dia a dia. Aos 26 anos, o atleta do salto em distância da Sogipa é formado em relações internacionais pela Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos.
— Sobre essa nova ocupação de colunista me sinto muito lisonjeado por ter recebido esse convite. Sempre li muito, então fazer parte da maior empresa de comunicação do Rio Grande do Sul é uma honra enorme. A vida inteira busquei oportunidades fora da pista e essa é mais uma delas — conta o atleta.
Quem é o novo colunista de GZH
As oportunidades nunca surgiram de maneira fácil para Samory. Ainda criança, ganhou uma bolsa para frequentar a escolinha de atletismo da Sogipa, fruto de uma parceria entre o clube gaúcho e a prefeitura da Capital.
Uma porta foi abrindo outra. Sempre inquieto e agitado, aos oito anos ele começou sua trajetória dentro do atletismo. Com destaque nos treinamentos feitos, ganhou outra bolsa, mas desta vez no colégio Pastor Dohms, que fica do lado da Sogipa. De família humilde, completou o ensino fundamental e o ensino médio na escola da zona norte de Porto Alegre.
Os estudos em um dos melhores colégios da cidade e a volúpia do garoto pelo conhecimento fizeram com que Samory fosse aprovado na faculdade de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No entanto, decidiu não se matricular no curso. Pelo que havia feito durante a adolescência na sala de aula e sua trajetória esportiva, recebeu inúmeros convites para estudar nos Estados Unidos.
Com inglês avançado, mudou sua vida para Ohio, Estado no norte do país. Ali, deixou um pouco de lado o seu maior sonho: participar de uma Olímpiada. Depois de se formar nos Estados Unidos, a vontade de chegar a uma Olimpíada seguia viva em Samory.
Ainda que estivesse em ótimas condições de infraestrutura na América do Norte, o atleta sabia que precisaria voltar à Sogipa para alcançar o nível de competitividade ideal em busca de uma vaga olímpica. Não foi por acaso que, no dia 24 de abril de 2021, ele enfim conseguiu alcançar seu maior sonho e garantir vaga em Tóquio.
Recentemente, também conquistou medalha de prata no Troféu Brasil de Atletismo.