Após ter atingido uma expressiva marca (17,24m) no Campeonato Sul-Americano, que lhe rendeu o índice para os Jogos Olímpicos de Paris, Almir Junior não conseguiu repetir o desempenho no Mundial de Atletismo e ficou fora da final do salto triplo. Neste sábado (19), em Budapeste, na Hungria, ele fez 16,34m e foi apenas o 21° colocado nas eliminatórias.
O atleta da Sogipa precisa de 17,15m para atingir a linha de corte ou então ficar entre os 12 melhores, entre os 37 participantes, para se classificar. Como a marca miníma só foi atingida pelo jamaicano Jaydon Hibbert, que liderou com 17,70m, os outros 11 finalistas foram definidos pela ordem de classificação.
Mas em seus três saltos, Almir acabou não conseguindo um bom encaixe e ficou distante até mesmo dos 16,71m do americanos Chris Benard, que ficou com a última vaga. O resultado conquistado por Almir Junior no Sul-Americano lhe daria neste sábado a classificação direta para a final em segundo lugar. A disputa por medalhas do salto triplo acontecerá na próxima segunda-feira.
— Nada justifica, qualquer coisa que eu fale agora parece desculpa. Queria ter feito melhor e não consegui acertar. Sei que eu tinha potencial de ter feito melhor, mas tive dificuldade e errei em um momento da temporada em que não poderia errar — disse Almir.