O sonho da seleção brasileira feminina de vôlei de conquistar a Liga das Nações, pela primeira vez na história, terminou nesta quinta (13) diante da China. Em jogo válido pelas quartas de final, em Arlington, nos Estados Unidos, o Brasil perdeu por 3 a 1, parciais de 25/21, 25/20, 20/25 e 25/23, em jogo que teve 1h48min de duração. Com o resultado, as chinesas enfrentarão a Polônia, que fez 3 a 1 na Alemanha, em uma das semifinais.
— Alguém tinha de perder e fomos nós. Não começamos bem a partida, não fomos agressivas no começo e isso pesou no final. Fico triste porque eu errei as duas últimas bolas do jogo, que deram a vitória pra elas (um bloqueio na saída de rede e um saque na rede), mas o Zé Roberto sempre diz que se a última bola está com você, é porque fez por merecer— comentou a oposta Tainara, que entrou no decorrer da partida, ao canal SporTV.
Esta foi a segunda partida entre as duas seleções na competição. Na fase classificatória, logo na estreia, a China também venceu. Nesta quinta, o bloqueio chinês foi muito eficiente com 15 pontos, que, aliados aos 30 erros cometidos pela seleção brasileira, garantiram às asiáticas uma tranquilidade nos momentos decisivos.
Três jogadoras se destacaram na seleção da China. A ponta Li Yingying, que marcou 16 pontos (todos no ataque), a oposta Gong Xiangyu, que fez 14, e a meio de rede Yuan Xinyue, que terminou 13 pontos, sendo sete deles no bloqueio.
No Brasil, que havia decidido as três últimas edições da Liga das Nações e terminado em quarto lugar na primeira em 2018, a meio de rede Thaisa foi a principal pontuadora com 18 acertos, dois à frente da ponteira Gabi e três mais que Tainara.
A outra semifinal será disputada entre Estados Unidos, que fez 3 a 1 no Japão, e o vencedor de Turquia e Itália, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira. As seleções finalistas serão definidas no sábado (15) e a decisão do título será disputada no domingo.
O Brasil agora irá se preparar para as disputas do torneio Pré-Olímpico, que acontecerá de 16 a 24 de setembro no Japão, e que irá classificar duas equipes para os Jogos de Paris 2024. Antes, as brasileiras disputarão o Campeonato Sul-Americano, de 19 a 23 de agosto em Recife.