O brasileiro João Fonseca foi eliminado nesta quinta-feira (13), nas quartas de final da chave de simples do torneio juvenil de Wimbledon. Número 8 do ranking mundial da categoria, o tenista de 16 anos perdeu para o britânico Henry Seale, grande surpresa da competição, por 2 a 0, parciais de 7/6 (3) e 6/3, em jogo que teve 1h10min de duração.
Número 27 da classificação da Federação Internacional de Tênis (ITF), que rege os torneios juvenis, Seale já havia derrotado o líder do ranking e parceiro de duplas de João Fonseca, o boliviano Juan Carlos Prado Ágelo, na primeira rodada. Exímio sacador, o britânico de 17 anos encerrou a partida diante do tenista carioca com 14 aces contra apenas um, vencendo 85% dos pontos com o primeiro serviço.
Aproveitando o saque, Searle teve espaço para marcar 24 winners (bolas vencedoras) contra 14, cometendo 16 erros não forçados contra 22 de Fonseca, que ainda disputará as quartas de final de duplas nesta quinta.
Na semifinal, Henry Searle irá enfrentar o americano Cooper Williams, quarto na lista de favoritos e campeão juvenil de duplas do Aberto da Austrália deste ano, que passou pelo búlgaro Iliyan Radulov por 7/6 (4) e 6/3.
A outra vaga na final será definida entre o russo Yarolsva Demin, vencedor da chave de duplas do juvenil de Roland Garros-2023, e o americano Darwin Blanch, que em fevereiro do ano passado, aos 14 anos, se tornou o segundo jogador mais jovem da história do tênis a somar um ponto no circuito profissional da ATP.