A bielorussa Aryna Sabalenka quase fez história nesta quinta-feira (13) na quadra central do All England Club ao ficar a dois games de derrotar a tunisiana Ons Jabeur e se classificar para a final do torneio de Wimbledon, resultado que a tornaria a nova número 1 do ranking mundial da WTA, a partir da próxima segunda-feira (17), superando a polonesa Iga Świątek, que desde abril de 2022 ocupa esta posição.
Em um jogo muito disputado, Jabeur venceu de virada, parciais de 6/7 (5), 6/4 e 6/e, em 2h19 min de partida e dessa forma decidirá o torneio pela segunda vez consecutiva. Em 2022, ela perdeu o título para a cazaque Elena Rybakina.
A decisão em Wimbledon será a terceira da carreira da tunisiana em um Grand Slam, Também em 2022, ela foi derrotada na final do Aberto dos Estados Unidos para Świątek.
Com 28 anos e quatro títulos no currículo, Ons Jabeur enfrentará na final, a tcheca Markéta Vondroušová, que eliminou a ucraniana Elina Svitolina. A partida está marcada para o sábado (15), às 9h30min (de Brasília).
—Markéta é uma grande jogadora. Eu perdi para ela duas vezes este ano e agora poderá ser a minha revanche — brincou a tunisiana, que tem um retrospecto geral de 3 a 3 em confrontos com a tcheca.
Uma semifinal de viradas
Sabelenka e Jabeur chegaram à semifinal credenciadas por ótimas campanhas na grama londrina. A bielorrussa tinha perdido apenas um set até esta quinta, enquanto a tunisiana, dois.
No set inicial, as duas jogadoras mantiveram o saque e a vencedora foi definida no tie-break, onde Jabeur liderou em 4-2, mas levou a virada, apesar de ter cometido apenas cinco erros não forçados contra 21 da bielorrusaa, que teve melhor aproveitamento nos pontos jogados com o segundo saque: 58% a 44%.
A segunda parcial foi dominada por Sabalenka até sua metade. Com uma quebra no quinto game, ela se adiantou em 4-2, mas viu uma impressionante reação de Jabeur, que venceu os quatro games seguintes, com direito a dois serviços quebrados, e empatou a partida.
E ter perdido a segunda parcial de virada parece ter definitivamente abalado Aryna Sabalenka, que não conseguiu mais impor seu ritmo, salvou algumas chances de quebra no quarto game e acabou perdendo o serviço em 4-2. Absoluta em quadra, Ons Jabeur confirmou o saque na sequência e fez 5-2. Ela chegou a ter dois match points no saque da bielorrussa, mas não conseguiu fechar a partida. Sacando, ela ainda desperdiçou duas oportunidades de vencer até marcar um ace.