A Confederação Brasileira de Skate anunciou, nesta sexta-feira (28), os skatistas que irão fazer parte das seleções de park e street em busca das vagas nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Entre as categorias feminina e masculina, a lista tem 26 nomes. Três deles são gaúchos: Sofia Godoy, no park, Carlos Ribeiro, no street, e João Lucas Alves, também no street.
Além deles, também foram convocados Augusto Akio, Luigi Cini, Luiz Franciso, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Carvalho e Pedro Quintas — park masculino. No feminino, os nomes são: Dora Varella, Fernanda Tonissi, Isadora Pacheco, Raicca Ventura e Yndiara Asp.
Já a seleção masculina de Street será representada por Eduardo Neves, Felipe Gustavo, Gabryel Aguilar, Giovanni Vianna e Lucas Rabelo (cearense, mas radicado no Rio Grande do Sul, além de Carlos e João. A Seleção feminina será composta pelas skatistas Carla Karolina, Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Virginia Fortes Aguas.
Dos nomes mencionados, quatro skatistas que já integraram a Seleção Júnior farão sua estreia na seleção principal: Fernanda Tonissi (Seleção Júnior 2022), Sofia Godoy (2022) e Pedro Carvalho (2020 e 2021), no park, e Carla Karolina (2020 e 2021), no street.
Como será a classificação para Paris?
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases. Até aqui, a primeira fase contou com três eventos: Pro Tour de street, de Roma, em 2022; Mundial de street, nos Emirados Árabes, no começo de 2023; e Mundial de park, também no Oriente Médio, em fevereiro deste ano.
Além deles, a World Skate também confirmou outros eventos. No próximo mês, terá o Pro Tour de park, na Argentina. Em junho, o Pro Tour de street, em Roma. Três meses depois, na Suíça, outra etapa do Pro Tour. Por fim, também na capital italiana, em outubro, mais um torneio do park, ainda sem definição se Mundial ou Pro Tour.
Em 2024, os últimos eventos classificatórios, ambos Pro Tour e em Sharjah, nos Emirados Árabes. Entre 7 e 14 de janeiro, o de park, e de 14 a 21 do mesmo mês, o de street. Os dois eventos fecham a primeira fase da janela classificatória.
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até seis skatistas por modalidade (park e street) e categoria (feminino e masculino).