A segunda etapa do STU National, circuito brasileiro de skate, em Porto Alegre, trouxe ao trecho 3 da Orla do Guaíba milhares de pessoas. O público aproveitou os três dias de muito sol para prestigiar o evento que contou com grandes nomes da modalidade como Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Yndiara Asp, Dora Varella, Gabi Mazetto, Raicca Ventura, Lucas Rabelo, Augusto Akio, Pedro Barros, que ao lado de nomes como a gaúcha Sofia Godoy e o catarinense Kalani Konig fizeram um verdadeiro espetáculo com muitas manobras dentro da pista e um show de simpatia e companheirismo fora dela.
Principal nome do evento, Rayssa termina em segundo lugar
Principal atração, Rayssa Leal não levou o título no street feminino. A vencedora foi Gabi Mazetto, atual campeã do STU. A maranhense distribuiu centenas de autógrafos e tirou igual número de fotos, com fãs que clamavam por um segundo ao seu lado. A gaúcha Ariadne Souza ficou perto do pódio, mas acabou na quarta posição, atrás da paulista Rafaela Murbach.
Sofia Godoy, a surpresa gaúcha
Ela não era apontada como favorita, mas desde as eliminatórias demonstrou que estava disposta a provar que já é uma das principais skatistas do Brasil no park. Se fosse uma corrida, era possível dizer que a gaúcha Sofia Godoy, 14 anos, venceu a competição de ponta a ponta, já que sempre teve as principais notas, superando Isadora Pacheco e Yndiara Asp, que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Ao lado de amigos e familiares, Sofia brilhou e emocionou o público ao comemorar seu primeiro título.
Paranaense faz primeiro pódio com título
Na final do street masculino, o gaúcho Carlos Ribeiro garantiu um lugar no pódio. A briga pelo título teve o sul-matogrossense Eduardo Neves, líder das eliminatórias, e o paranaense Sebastian Simonetto, 17 anos, que pela primeira vez subiu num pódio do STU National, e para comemorar o título de campeão.
Kalani Konig faz "trinca de maiores notas"
O catarinense Kalani Konig, 15 anos, encarou nomes de peso como o atual vice-campeão mundial de park, Augusto Akio, e o vice-campeão olímpico e bronze no Mundial, Pedro Barros, mas como um veterano foi o melhor de todos ao longo dos três dias, em que caiu no bowl do complexo da orla do Guaíba. Com a “trinca de maiores notas”, ele subiu no degrau mais alto do pódio, ao lado de Akio e Barros.
Melhor do Brasil, confirma favoritismo no paraskate
O paraskate também é atração dentro do STU e em Porto Alegre, a prova do street teve nova concorrentes, com vitória de Felipe Nunes. O paranaense foi eleito em 2022 o paraskatista do ano pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK). David Soares e Vini Sardi completaram as três primeiras posições.